07 maio 2009

Copy me and paste me

Já gostei bastante de ler blogs, mas fazendo isso há alguns anos acabei enjoando um pouco. Ando passado com a pretensão de alguns blogueiros que se acham escritores. E, acreditem, ainda ficam reclamando que seus textos foram plagiados. “Fulano copiou cicrano, cicrano copiou o post de beltrano”... Eu, hein, Rosa? Me poupem!
Blogueiro não é escritor. Pode até vir a ser, mas blogueiro e escritor são duas coisas inteiramente diferentes.

Presta atenção: você escreve direitinho, leva jeito, escreve no seu bloguinho por distração, pra preencher aquele tempão ocioso... hummm... só que não vive disso, certo? Então.

Você já teve os seus textos publicados? Pode ser até em algum jornal de clube suburbano, teve? Ganhou grana com o que escreveu? Sim ou não? Não? Sério? Então não é escritor.

Viu? Blogueiro é blogueiro, escritor é escritor. Babau !

Acho muito difícil, praticamente impossível que algum editor leia o seu blog, e que se deslumbre tanto ao ponto de querer publicar você. Não que eu não queira, pra mim tanto faz, mas escuta, isso não vai rolar! Duvideodó! Você não é nenhuma reencarnação da Clarice Lispector ou um novo Rubem Fonseca. AlôôÔÔ!
Acorda! Para de reclamar que fizeram copy and paste no seu post, se toca! Porque se isso aconteceu, de alguém gostar tanto desses seus textos (aliás, chatos pra dedéu) a ponto de copiá-los, então você devia era levantar as mãos para os céus e dar graças à Deus.
Sinto muito, mas alguém tinha que lhe dizer isso.



Com açúcar ou com afeto ?


26 comentários:

Márcia(clarinha) disse...

Tá certo, concordo em parte com tudo isso, escritor é escritor e blogueiro é blogueiro, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas né nada legal alguém sair com meu filho lindo, louro de olhos azuis dizendo-se mãe dele, né? Então...vamos dar nomes aos bois, não custa nada, pô!

lindo dia JÔka com carinho em Gigi
beijos

Anderson disse...

Concordo com o que disse.
Mas ainda nãosendo profissional, acho que não se deve copiar conteúdo sem autorização.
Excelente quinta-feira pra vc!

DO disse...

Concordo contigo,JÔKA. Só acho que ,ao reproduzir um texto,o tal espertalhão podia ,PELO MENOS,dar os devidos créditos,não é??
Abração!!

Mamaes Brasileiras na Alemanha disse...

ah, nao arrasa comigo! Eu tenho 4 anos e meio e sou a reencarnaçao do Carlos Drummond (ele implorou para vir como mulher nesta encarnacao e morar na Alemanha, para poder filosofar bastante!). Vai me dizer que o meu caminho nao sao as letras? Com açúcar, pra mim, faz favor!

beijos da malandra Phô

Danilo disse...

Jôka, só se copia o que é bom, ninguém vai querer copiar porcaria. Mas assim como você diz que "escritor é escritor e blogueiro é blogueiro" (concordo!) eu afirmo que "original é original e cópia é cópia".
Cópia de um bom perfume é tão vagabunda que não merece nem o vidro. Até as sandálias havaianas só prestam se forem as legítimas. E é isso que faz toda a diferença.
Com afeto,
Danilo

Ana Paula Morais disse...

Concordo totalmente e assino embaixo.
E acho que quem foi copiado devia dar graças e ficar feliz porque alguém gostou do seu texto lido por meia dúzia de blogueiros.
Se copiaram é pq à vista de alguém é bom, fique feliz e não faça uma tempestade em gota d'agua!

Bjksss

*Lis* disse...

Oi, poodle na foto!
Hahahahahaha...
Eu vim aqui só pra te dizer que não, coitada de mim, bolsista de mestrado, antropóloga, escrava universitária, MUITO longe do Bill, do Eike, da família Marinho, da Oprah...hahahahahahahaha...
Ahh, e sem uma única secretária gostosa!!!!!!!!!!!!
Aliás, sem secretárias...
Me chama pra caminhar na praia com você? Vamos comer uma pizza? Me copia? Deixa eu copiar você?
Ihh, acabou a reunião e eu tenho aula... Beijo.

Laurinha disse...

Concordo!
Joka aonde voce arruma essas fotos? haha

Helena disse...

Poste muito lúcido, as usual. E muito haveria para dizer ainda sobre blogues, bloguers e bloguices mas não me apetece. Cansa.

Beijo em ti, grande JôKa, directamente de Lisboa, cheia de sol, luz e calor.

Anônimo disse...

Nossa Jôka:

Devo escrever muito mal, acho que nunca fui copiada e se fui nem fiquei sabendo...rsrsrs.De fato, Jôka em um blog a gente escreve sem compromisso, com uma vasta liberdade de ação. Uma publicação exige algo mais elaborado que talvez na história de um blogueiro corresponda a 10% de tudo que ele escreveu ou nem isso.Já que você perguntou eu ganhei uma grana com meu livro "As Amigas de Júlia",mas é sempre bom saber se situar, você tem toda razão.Beijos nessa loirice.

Olga de Mello disse...

Ah, eu adoro quando pegam pedacinhos do que escrevi e usam nos seus blogs. Eu sempre dou crédito quando pego coisitas alheias.
Agora, blogar não é fazer literatura. É cronicar, é escrever diário, é se expressar publicamente. E se comunicar. Algo que vc faz divinamente.
Beijo!!!

Ritoca disse...

Oi!

Eu tb adorei as fotos!!!

Quanto à msg, acho que o Chacrinha tinha razão, na tv (e em outros lugares tb) nada se cria, tudo se copia.

Bjs

Celamar Maione disse...

Visitando seu blog e de cara vejo um post " desabafo". Resolvi dar meu pitaco.
Concordo que " escritor é escritor" e blogueiro é blogueiro" mas isso não dá o direito de ninguém copiar ninguém sem colocar crédito. Uma questão de respeito.
Quando se copia e dá crédito, ótimo.
Agora , francamente, quando alguém copia e não coloca crédito, assina o próprio atestado de incompetência. Sacanagem. Pra quê ter um blog se "plagia " o outro?
Se bem que Paulo Coelho certa vez copiou LITERALMENTE Cony e hoje é um grande escritor. Relativo meu caro Watson!
Termino com uma frase do saudoso Chacrinha : " Na vida nada se cria, tudo se copia.."
Gostei do seu blog !
Bj

Unknown disse...

Eu sou a reencarnação Virginia Woolf. Pronto. O segredo foi revelado.

Jôka P. disse...

Concordo inteiramente com a minha amiga, a escritora e jornalista Olga de Mello, autora do excelente blog "Arenas Cariocas":
http://www.arenascariocas.blogspot.com/
Assim como ela, também gosto de ver os meus posts (inteiros ou trechos) ou as minhas fotos aparecendo em outros blogs.
Claro que se copiar tem que dar crédito ! Copiar e dar o crédito é o mínimo que se pode esperar. Mas mesmo assim, não deixa de ser cópia... isso é fazer reverência com o chapéu alheio.
Um beijo pra todo mundo que deixa esses recados bacanérrimos aqui. Leio todos com o maior interesse e agradeço o carinho.

Sherr disse...

com afeto...
doendo que aprende, eu uso meu blog como distração mesmo, alias com ele faço testes de html (layouts) para ser exata, e me importo mais com o Urbanismo do meu blog do que com o que escxrevo, se alguém comenta la, é por que visito outros blog´s, e curto ler as babozeiras, sem ofensas pelo amor de Deus, olha a doro tosquise me identifico pacas, mais se eu for a reeencarnação da clarise meu vou me sentir mô pé no saco,minha opinião com pessoas que escrevem bem não são das melhores então eu prefiro o dr pepper...
ele é mais legal.
e vica o past copy.
eu copi-o se gostar porque ñ, olha ai um blog que vale copiar
http://mude.blogspot.com
algo assim... é so procurar edson marquez o blof dele vale, xero to te linkando la, curte ler vc.


uma opinião tira essa identificação do comentario, é um Ò xoxo... cute né?

AOS QUARENTA A MIL disse...

Adoro fazer referências aos amigos e divulgar os blogs que acho legais, como o seu por exemplo, mas também acho um saco essa prepotência e arrogância de certos blogueiros de se acharem escritores ou jornalistas . E aqueles que destratam o leitor ?! Também tem aqueles que só entram no blog dos outros para distratar o dono , pra que lê então?!

Paçoca disse...

Se a criatura se limitar a ter um blogg diarinho, como o meu, não vai ter problema de plágio, já que uma vida não é igual a outra. Sexta-feira j-a esta chegando e eu ainda não consegui te ver e mandar bolinhos. Um beijo da Paçoca. Com açúcar e com afeto.

Raffer disse...

Por falar em copy&paste, dia desses agradeci a Dus por existir tal recurso.

Convenhamos, digitar o nome do presidente do Irã, só mesmo com ctrl c ctrl v!

Mahmoud Ahmadinejad (crédito: G1) HAHAHA!!!!

Chris disse...

Ah, é chato pegarem algo seu sem sua autorização e ainda falarem que é deles, né, não? Mas eu também não ficaria reclamando porque não adianta nada... bjos!

EDUARDO OLIVEIRA FREIRE disse...

Joka, seu poste me faz pensar bastante. Realmente ser blogueiro é muito mais do que só ser escritor.

K. disse...

agora vc se responsabilize por levantar esse bando de blogueiro caído pelo chão! fica dando soco na cara dels, dá nisso!

Janaina disse...

Bom, cada um com o seu cada um ,é muito feio pessoas que tem a mania de copiar o post de outros blogs mas ficar com neurose ,querer processar, sei lá.Quer perder tempo, vá lá.Penso, Jôka que para essas pessoas ponha um mecanismo no blog que quando alguém tentar copiá-lo aparece um quadro escrito:proibido colar, tão simples.
Jôka, lembro certa vez que uma pessoa fez um estardalhaço com isso só que essa pessoa só avisou para pessoas que em seu conceito pensava que fossem escritores,achei um absurdo...
Na época fiquei chateada, pois pensei:então meu blog é uma merda.Mas isso é outro assunto.
Beijos.

Alexandre Valadão disse...

Rs...

Unknown disse...

Jôka, nunca tinha atinado prá esse tipo de coisa assim, do jeito q vc falou.
Ficava um tanto quanto incomodada com a neura geral q se instala no blogueiro ali da esquina. Sim, porque prá mim, blog é isso aí q vc falou.
Eu por exemplo, escrevo prá mim e pronto. Eu amo escrever, colocar minhas idéias e me agrada q as pessoas gostem, mas se ninguém me ler, eu continuarei escrevendo.
Por isso tô cagando se me copiam ou não.
Meu blog é desprotegido e qdo eu morrer, ele vai ficar aí... sem tranca. Então...

Brilhante como sempre.

Leticia disse...

Apoiadíssimo, Jôka!
Com essa história de todo-mundo-agora-é-escritor, criou-se um festival de primadonice sem limites. Roubou meu link, roubou minha piada, roubou minha foto que não era minha mas botei marca d'água porque havia um monte por aí...

Ah, pera lá, né? A criatura decide um dia jogar tudo o que tem no caldeirão e depois reclama?

No mundo ideal seria bem bacaninha cada um dar crédito a cada qual. Mas quem disse que a gente vive num mundo ideal?