06 fevereiro 2006

BOTERO


" Eu não sou um corpo que tem uma alma.

Sou uma alma que tem uma parte visível chamada corpo. "

Anne Sexton

Fernando Botero é um pintor colombiano, nascido em 1932, na cidade de Medellin.

Suas obras destacam-se sobretudo por figuras gordas.


Nas obras satíricas de Fernando Botero, famílias, políticos, militares, religiosos, músicos e a realeza, são retratados como figuras gordas e sem movimento.

De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos.

Fernando Botero é um dos artistas mais importantes da atualidade, e um de meus pintores preferidos.

Detesto o termo “gordinho”, acho ridículo e inapropriado.

Gordinho, parece que estou me referindo à um anão gordo.


Por falar nisso, a Leader Magazine, uma rede de lojas populares, encontrou um jeito, digamos, carinhoso de classificar as roupas acima do manequim 48.

Chama de “tamanhos confortáveis”.