21 abril 2007

Av. Copacabana - ano 2

Ontem, eu vinha pra casa de ônibus circular, quando um pivete surgindo do nada, voou na janela e tentou arrancar a bolsa da senhora que estava sentada bem ao meu lado. A mulher, descolada, agarrou a mão do moleque sinistro, torceu com força e conseguiu evitar o roubo.
Então o "dimenor" deu um guincho de dor e começou a seguir o ônibus, pulando com a agilidade de um diabinho furioso, berrando e cuspindo contra nós. Ele estava acompanhado de pelo menos uma meia dúzia de moleques descontrolados, aparentemente doidões e dispostos a tudo.
Eram sete e meia da noite de quinta-feira. Rush total.
A Av. Copacabana lotada e os pivetes avançando no povo, como pequenos demônios enlouquecidos.

Os barulhos da cidade agora entram pelas janelas, como um bando de leões ferozes. Sirene da ambulância, bebê chorando, buzina, cachorro latindo, neguinho gritando, freada brusca.
Estou batucando no teclado, enquanto tento organizar os pensamentos que me levam daqui pro mundo lá fora. E que também me trazem pra dentro de mim, numa viagem interna.
Queria escrever sobre uma transformação que foi acidental. E outra, deliberada.
Queria falar sobre a minha cidade e o bairro que amo.
Em abril de 2005 comecei a fazer esse blog. Hoje ele está completando 2 anos.
Eu e a Av. Copacabana estamos aqui – mas também estamos lá fora.
Rugindo, como leões feridos.
O leão é o rei dos animais ?


Fotos - Jôka P.

62 comentários:

Angela Ursa disse...

Jôka, apesar do susto que você sofreu ontem, espero que, hoje, você possa comemorar o aniversário do Avenida!! Parabéns para você, nesta data querida!! Viva!!
Trouxe um bolo florestal para a festa ;)) Beijos festivos da Ursa!
PS: Quanto ao pivete da turma enlouquecida, numa situação dessas da moça do ônibus, dá vontade de ter um spray com pimenta bem ardida para jogar na cara dele e deixar o dimenor sem enxergar por vários dias, além de cair da janela do ônibus.

Claudio disse...

Jôka, parabéns pelo aniversário do Avenida, um dos melhores blogs brasileiros e minha leitura regular na web.

Quanto ao nosso amado Rio de Janeiro, infelizmente os pivetes e o crime tomaram conta. E não há jeito de alguém fazer algo, né?

abs

Alziro Patafisico disse...

De todos os seus posts que já li, este foi o melhor. E bom que uma experiência tão ruim, tenha inspirado uma escrita tão boa.
Parabens pelos dois anos e que Copacabana fique apenas melhor e melhor no futuro.
Ps. As fotos estão um arrazo, traduzindo o caos absurdo de Copa.

Eliana Arndt Machado disse...

Boa Noite, Jôka
Parabéns pelo seu blog e pela notícia, que,infelizmente, retrata a nossa realidade do momento.
Esta realidade não é só em Copacabana, é geral.
Hoje, em dia, ninguém mais consegue sair na rua sem ficar preocupado com os "pivetes e outros".
Só Deus pra nos proteger do pior.
Uma abençoada noite pra todos,
Felicidades,

junior disse...

Jôka,
A quase um ano eu entrei num buzão depois de anos sem me submeter. Rapaz, eu quase ia dizendo que "ninguém merece", mas ao contrário, tem gente que merece sim, e merece mesmo os buzões cada vez piores. A começar por quem votou e votou novamente no lula. ahahahahahahahah
Beijão

Silvia disse...

Pelo menos a vida é bem movimentada em Copa... E meus parabéns pelo niver do blog!!

Marshall disse...

ânimo meu amigo, temos que lutar contra esse violência toda que temos em nosso país. Forças e parabéns pelo niver do blog! Aqui é um pedaço do rio mesmo!
abraço

Janaina de Almeida disse...

Jôka meu Rei, parabéns pelos dois anos de seu blog, bem feito, bem chique elegante.
A blogosfera está em festa!!!!!!
Um abraço e desculpas pelo meu modo de digitar rápido e errado,
Janaina de Almeida, Vila Isabel.

GUGA ALAYON disse...

parabéns, pelo niver e por manter-se vivo por aí. abraço

Eduardo P.L. disse...

Jôka, parabéns pelo aniversário, e eu com meses de idade sei o que é completar doios anos! Com essa frequência e qualidade!Do Rio e de Copacabana, fala você! Forte abraço.

Lou Carrigan disse...

Jôka, te escribo sobre todo para felicitarte por DOS AÑOS DE BLOG, cada día más interesante y bien estructurado. Y por las preciosas fotos que incluyes, y ahora me refiero a las guapas "misses"... ¡Me he enamorado de Miss Rio de Janeiro! Su sonrisa me ha roto el corazón...
Felicidades y un abrazo,
LOU CARRIGAN

Luciane disse...

Joka, lembro da primeira vez que li seu blog; acabei lendo todo de uma vez só. Eu que talvez tenha andado por Copacabana umas 2 ou 3 vezes no máximo, sinto agora até saudade "dela", vendo as suas fotos e lendo seus textos. Parabéns pelo aniversário do blog, cada vez mais legal e popular.
Bom fim de semana.

tertu disse...

jôka,
essa "copa" mostrada por você NUNCA é mostrada nas novelas,né?!
e esse governador que nada faz?!
uma pena!!!
abs.tertu

laura disse...

Parabéns pelo blog, pelo post tão bom.
Lamento que vc tenha que contar estas coisas aqui, afinal sei o qto vc detesta falar deste Rio violento.
Que as transformações sejam sempre para melhor.
bjão, Laura

Tina disse...

Oi Jôka!

Parabéns pelo niver! Realmente é um feito: 2 anos com qualidade, humor e beleza. Os presenteados somos nós, com certeza.

beijos meu querido,

PS: Em junho a gente comemora esse niver "comme il fault", combinado?

luma disse...

JôKa alegre-se!! Parabéns pelo blogue! Foram dois anos de alegria, questionamentos, irreverência e qualidade.
Neste mundo conturbado, cheio de diferenças podemos procurar por aqueles que nos trazer preocupação em viver bem, melhorar a vida mesmo sabendo de tudo de ruim que acontece à margem dela. Por que isso que acontece aí fora, não é vida. Esses meninos são crias de uma sociedade injusta e desigual, talvez futuros chefes de quadrinhas se alguém não lhes estender a mão. E fica difícil até isso, as pessoas não se dão as mãos por medo de serem prejudicadas.
Somos ilhas em mar de tubarões, mas lógico, ouvimos o canto das sereias e sonhamos.
Bom fim de semana! Beijus

Sonia disse...

Parabéns Jôka pelos dois anos do Avenida Copacabana e pelo seu sucesso, com tantos visitantes e comentários! Seu blog é uma referência importante na blogosfera! Sempre atualizado, fazendo uma crônica de sua cidade que é linda e muito amada! Mesmo tendo problemas, como o que você fala hoje em seu post. Aliás a violência urbana também é um problema em todas as grandes metrópoles. Abraços! Felicidades!

Andréa N. disse...

Parabéns pelo aniversário desse blog fantástico! E sinto muito por tanta violência na cidade maravilhosa e no nosso maravilhoso Brasil, em geral. O mundo tá doido.

Beijos solidários.

eduardo disse...

Antes de mais nada, PARABÉNS pelos 2 anos de seu blog, que é de muito bom gosto. Achei a sua crônica emocionante, tocou o meu coração.
Aler de artista plástico tem o dom das palavras, rapz super talentoso.

Lila disse...

lamentável Jôka que isso aconteça e ninguém possa fazer nada porque são "dimenor"....
Parabéns pelos 2 anos do Avenida!
agora que me dei conta que o meu fez 2 anos em março e passou em branco,mas março não foi um bom mês pra mim, por isso acho que nem lembrei...mas lembro bem do seu primeiro comentário por lá...rs...
beijos e bom domingo!

Laura disse...

Jôka, por causa de você e do seu blog, todas as vezes que eu vejo ou ouço falar no Rio, eu me lembro de você. O Rio é a sua cara! Copacabana então, mais ainda.
Parabéns pelos dois anos, e que muitos mais venham pela frente.
Bebemos o que pela comemoração do aniversário do blog? Uma cervejinha, uma caipirinha, um martine, uma margarita? Ou um cafezinho? hehe!
Seja o que for, Cheers!

Beijos

olhosdemar disse...

ótimo taxto, Jôka.. fica no ar a pergunta - e o mdo de que estarmos cada vez mais e mais acuados. um beijo enorme.

Janaina Staciarini disse...

Aniversário do Avenida Copacabana? A festa vai ser linda!!
Pivetes? O pessoal do Direitos Humanos que me perdoe, mas eu tenho vontade de esganar todos.

Carol Montone disse...

Amo o Rio, Copacabana é uma linda sobrevivente...adorei o blog...parabéns e lágrimas cúmplices da dor do caos...
beijos
Carol Montone

Milady disse...

Jôka, confesso que vc é um dos poucos que me faz pensar no Rio como um local que merece atenção... No geral, o que ouço da cidade, o que conheci e as pessoas que conheço de lá, em sua maioria não valem à pena! Ainda bem que existe você! Obrigada pelos dois anos e mostrar que ainda há coisas bonitas e gente interessante pra conhecer! beijão

Wilton Chaves disse...

Olá!
Vida longa para o maior e melhor blog da cidade, do bairro, com certeza da blogosfera. Parabéns! Querido Jôka um grande abraço.

Flavio Prada disse...

Belo blog, belas fotos e bela gente na caixa de comentàrios. A pròpria Copacabana isso aqui. Parabéns.

oultimocarioca disse...

a foto tá taum bunita q nem parece Copacabana !!!

Leleco disse...

Jôka,

Acho revoltante essa pivetada solta pelo Rio, aprontando todas e saindo sempre ilesos.

Mas parabéns pelos 2 anos do Avenida Copacabana que é passagem obrigatória para quem possui bom humor, bom gosto, inteligência e adora a Cidade Maravilhosa.

As fotos estão bonitas, tão bonitas, que demonstram que foram tiradas em Copacabana.

Um abração,
Leleco

O Peixe disse...

Parabéns Joka

Quizera eu postar sempre assim e com textos sempre interessantes :) Na verdade eu sou om blogueiro de bosta que posta 1 vez por mês :)

Sobre o rei da selva... Li uma vez que é o elefante, pois em época de seca é ele que impões as regras para beber agua no que resta do riacho (vi um vídeo interessante sobre isso, gazelas, zebras e leões lado a lado bebendo e o elefante ali só mantendo a ordem.

Beijundas de toda familia Peixe

O Peixe disse...

E não vem me sacanear por causa do meu "quizera" não.
:)

Quel disse...

Jôka, serio?
Sumida, mas eu continuo te amando
Beijos

Hanny disse...

Jôka, domingo passado estive ai na nossa linda cidade..que saudade, viu...mas foi tão rápido !

Esse negócio de moleque de rua é uma desgraça mesmo....ninguém faz nada e nossa sociedade se comporta como se eles fossem donos da rua e nós, como invasores do "espaço" deles !

Estive em Porto Alegre e uma cena me deixou revoltada. Estávamos tirando umas fotos e pedimos pra um cara tirar uma foto nossa.

Um moleque, (com uma cara de quem será o próxima capa de página de jornal policial) veio perto do cara que estava tirando nossa foto e pediu pra ver a máquina.

Acredita que o idiota mostrou a foto que havia batido ? Ainda bem que não deixou a máquina na mão do marginal mirim.

Não sei se ele fez isso por medo do moleque ou por ser idiota mesmo.

Se fosse eu, simplesmente enxotava o moleque e o colocava no lugar dele.

As coisas acontecem por que as pessoas permitem !

Gostei da atitude dessa senhora. Se todo mundo fizesse isso, a violência diminuiria. E não venham com essa de "poderia estar armado". Muitos assaltam desarmardos por que sabem que nosso povo é burro e foi acostumado (e ainda hoje é incentivado ) a baixar a cabeça, não reagir, não lutar e a correr atrás da cenoura que penduraram na frente

hanny disse...

corrigindo " a baixar a cabeça, não reagir, não lutar e SIM a correr atrás da cenoura que penduraram na frente "

bjs"

Tom, um ser diferente... disse...

JÔKA,
PARABÉNS POR MAIS UM ANO!
Gosto muito do Avenida e vir aqui já virou hábito.
Cuidado com esses pivetes, rapaz!
Eles não tem nada à perder, mas nós não! Queremos você por mais 2 e mais 2 e mais muitos anos!
Abraços,
Tom

Lucilia C. Müller disse...

Sou sua leitora há muito tempo e é a primeira vez que lhe deixo uma mensagem: parabéns por esse belíssimo espaço que me enche de orgulho, como carioca e brasileira. Continue assim, inteligente, irreverente e talentoso, querido Jôka.
Parabéns,
Lucilia

Janaina Staciarini disse...

Voltei, Jôka!!

Monalisa disse...

Parabéns pelo aniversário do blog, se ele já faz 02 anos é porque adoramos ler os textos e ver as imagens publicadas nele. Abraços!

Dani disse...

JÔKA!!!

É assustadora a proliferação dessa pivetada infame pelo Rio, parece que eles saem dos ralos! E o governador, e a polícia, onde estão???

Mas vamos falar de coisas mais agradáveis!
O Avenida é escala obrigatória de todos os blogueiros! Parabéns por mais um ano, pelos textos, pelas fotos e por essa Copacabana tão real que você nos mostra, com seus defeitos e qualidades - essas qualidades maravilhosas que o mundo inteiro ama e reverencia.
E o "parabéns" não é só pelo aniversário do blog. É principalmente pra você, que participa de forma tão intensa no mundo virtual e em nossas vidas.

Um grande beijo!!!

Yvonne disse...

Jôka, parabéns pelo sucesso do seu blog que é imperioso para mim. Já vi que você está prestes a chegar a marca de 200 mil visitas. Parabéns por isso também. Beijocas

Ana Maria disse...

Jôka, parabéns pelos 2 anos do Avenida Copacabana! Que você continue a ser este cronista atento do bairro mais famoso do Rio.
Beijos e sucesso!

Sonho Meu disse...

Já faz um certo tempo que passo por aqui e adoro tudo que escreves.
Morei no RJ (Copacabana). Me mudei pra cá e por aqui estou ha 7 anos.
Pergunta : quando é que vao mudar o social do Brasil. Eita lugarzinho sem solução...."for god sick" !
Ah...e milhões de parabens pelo aniversário do seu fantastico blog.
bjos,
me

Denise! disse...

Jôka,
Parabéns pelos 2 anos do Avenida. É sempre uma satisfação passar por aqui e ler seus textos. Sobre o post: pena que esse tipo de moleque exista por todo os lugares, não há segurança pra se andar pela rua, vivemos a intranqülidade do dia-a-dia e ninguém faz nada pra que a situação mude.
Até Mais!!!

a comentarista disse...

Parabéns pelos 2 anos, o seu é um dos melhores blogs que existem.

Juro que nao imaginava vc andando de ônibus?! Eu imaginava você andando num carrao importado pela Av. Copacabana. Nao falo com ironia não,é de verdade. Te acho tão chique e glamouroso. Nao menos agora por isso, mas foi engraçado a minha imagem caindo...rssss

beijos

DO disse...

Infelizmente estas coisas são parte do nosso dia-a-dia,JÔKA. A gente sai de casa e não sabe mais o que vai encontrar. Ainda que o caminho seja curto.
Parabens pelo aniversario do blog. Que vc possa continuar "rugindo" por muito tempo,sempre nos trazendo ótimos posts sobre a mais famosa avenida do país.Sem falar do bairro,hehehe
Otima semana
Abração!

Naldy disse...

Passava por ela quase todo dia, quando trabalhava como 'teacher' em Copacabana. hummm tempos que não voltam.
Pegava metrô e bus.
Sim, sempre tinhas esses 'dimenores' pelo caminho.
Quando cheguei por aqui vivia trancando o carro quando ia dirigir. Marido não entendia o porquê. Pois é... coisas de quem é carioca. Sinal fechou? Tranca tudo, rápido!
Mas vamos lá: Gefeliciteerd! Proficiat! Pelos 2 anos do Avenida COPACABANA!

Linda Carioca disse...

Medo, eu ? Querido, moro em Salvador. O Nordeste, sim, me dá medo. Muito medo.

Olhe o Céu disse...

enquanto formos indiferentes a esta realidade, ela seguirá nos ameaçando.
será que há o que fazer?
com certeza... não fazer nada não é o caminho.
(bah, parece papo de filósofo)
dá bola não... me perco pensando sobre isso... sobre não ser indiferente, sobre fazer algo para mudar esta porcaria de realidade de nossa sociedade... mas esta mesma realidade esbarra em tanta coisa... não vejo perspectiva de melhoria. To dando aula na periferia, os moleques chegam chapados prá aula. triste viu... muito muito triste tanta vida e tanto sonho desperdiçados...

Mônica disse...

parabéns pelos 2 anos de Avenida, queridão!

beijo grande

Taia disse...

Jôka, Avenida Copacabana, eu...tudo a ver!
Beijo meu lindo loiro, saudades e continue enquanto te der prazer.

Carla disse...

Parabéns Joka,
Já se deu conta de quanta gente começou a escrever Blog em abril? Interessante,

Beijos,

Janaina de Almeida disse...

Jôka meu Rei, parabéns: 200 000 visitas!!!!!!!!!Iupi!!!!!
Farei um banquetão lá na cozinha virtual.Beijos.
Janaina de Almeida, Vila Isabel.

Ricardo Mantler disse...

Melancólico.

Pertubador.

Estranho para um post que deveria ser comemorativo.

Um dos melhores que já li.

Parabéns pelos 2 anos.

Olga disse...

Querido, ontem sofri um susto dentro de casa por causa da mesma violência.
Copacabana retratada por você é bela em suas cores e histórias.
Que bom termos seu blog para mostrar a vida como ela é.
beijo e parabéns!!!!

Jôka P. disse...

UAU !!!
Obrigado por todas as suas mensagens força e de carinho !

Mônica Montone disse...

Parabéns pelos dois anos, querido e por essa foto praticamente única, onde não há movimento no bairro mais movimentado da cidade.

beijocas

MM

Rachel disse...

vc é Rei, das suas criações, desse mundo bonito que traz pra cá, dos sorrisos e questões que provoca em cada um.
Parabéns, atrasado, deixo meu beijo grande, grande!!!!!!

Vera Fróes disse...

Jôka, em primeiro lugar Parabéns pelos dois anos do Avenida Copacabana, tão bem produzido por vc. Seus textos são às vezes àcidos, às vezes engraçados, mas sempre buscam mostrar e enaltecer o seu pedaço, Copacabana.
O Verdes faz dois anos no mês que vem, quase nasceram juntos...rsss.
Fiquei triste com a cena que vc descreveu mas pelo que tenho falado com minhas amigas daí, a coisa anda preta mesmo. Mas mesmo assim pretendo ir em dezembro para Rio. Espero poder te conhecer!

Bjokas.

ana de toledo disse...

CLAP-CLAP-CLAP! Todos os parabéns do mundo!

Lily disse...

Pois é, eles estão em toda a parte e avançam em progressão geométrica.
Daqui a pouco vão obrigar todos a se mudarem da cidade.
Falta pouco pro grande estouro da boiada: cheirada e ensandecida. Não vai sobrar ninguém prá fazer poesia.

Ritoca disse...

Oi Jôka!

Better late than never: PARABÉNS! :)

Seu Blog é nota 10. Sou fã!

Vida longa ao Avenida Copacabana!

Beijos

Marcia disse...

Parabéns Joka!

Eu já estou a caminho dos 3 :)