07 agosto 2007

Quem é quem ?

Nesses quase 3 anos em que faço e visito blogs conheci virtualmente muita gente. Mas poucas, pouquíssimas chegaram a ter um contato real comigo.
A gente se visita, deixa recados, opina sobre tudo, critica, faz elogios, promessas de amizade, mas é tudo virtual.
Ou seja, é só teatro, fingimento. Nada existe realmente. Puro escapismo.
Na verdade, fico muito curioso pra saber quem são essas pessoas que existem dentro de suas páginas virtuais, escondidas atrás de seus apelidos e personagens – o que pra mim é o mesmo que o anonimato.
O que querem na verdade ? Diversão ? Passatempo ?
Um exercício meio esquizofrênico de transposição ?
Quem são essas pessoas realmente ? Quem é você ?

38 comentários:

Anônimo disse...

Joka pode ser clichê, mas não sei que sou realmente. Agora, acho que a gente nunca vai conhecer o outro, tanto na realidade como virtualemente. Acho que não nos conhecemos a nós mesmos.
Gosto do que escreve faz a gente pensar. Arte é isso.

Angela Ursa disse...

Jôka, o meu blog tem uma mistura de divertimento, com a personagem da Ursa, e um lado sério, de defesa do meio ambiente e, principalmente, da causa indígena.
Mas vi que há blogs com finalidades variadas, inclusive, o que você chama de blog-diário, com relatos pessoais do dia-a-dia. Eu só estive com você uma vez ao vivo, mas me senti muito próxima de você por causa do nosso contato anterior via internet e, algumas vezes, por telefone. Apesar de não ter tido chance de te ver mais, gosto muito de você e valorizo sua amizade. Beijos carinhosos da Ursa :))

Ciça Donner disse...

Mas mano, essa é uma das perguntas mais batidas da humanidade. "Quem somos? Onde estamos? Pq fazemos?". tu vais mesmo querer encontrar resposta em duas dúzias de blogs??? No máximo uma pequena pista geral e menor ainda individual

Anônimo disse...

Querido Jôka, eu sou a palpiteira. Blogo por diversão, passatempo, quem sabe um tiquinho de esquizofrenia de transposição também. ;)
Gosto de vc, aprecio seus trabalhos, seus talentos. Vc é um artista, é um homem culto, refinado, tem muito a ensinar, muitas histórias pra contar. Não conta (hélas!), mas tem. E eu, meu querido, sou uma palpiteira aprendiz. Blogo, principalmente, para aprender, meu passatempo preferido. :)
:***

Avassaladora disse...

Hahahahaa... eu já não sou mais anônima, você me conhece... tivemos e teremos muitos encontros reais!!!

Andréa disse...

Po Joka, eu nao acho que seja fingimento, nao. Ja fiz amizades muito boas por conta do blog e as que ainda nao aconteceram na vida real, soh estao pendendo aquele abraco apertado, que soh nao aconteceu por pura difculdade geografica. Por exemplo, tenho na minha listinha de "visit a fazer" voce, na cidade maravilhosa, da proxima vez que formos ao Rio. Tenho pelo menos quatro velhos amigos que moram aih e nao vejo ha anos, e nessa de matar a saudade, ja ia te convidar pra iniciar a nossa. :)

Eu sou a Deinha, tenho 37 anos, moro em NY ha quase 6 anos. Sou casada com um musico que conheci aqui ha muito tempo. Trabalho na Universidade Columbia e levo minha vidinha, entre curtir musica e cinema e passear com o marido e a cachorrona por aih. Eh isso.

Carol disse...

Acho que existe o lado do escapismo, do teatro, mas não em todo blog.
Eu comecei a escrever pra me comunicar com uma pessoa querida que estava longe de mim. Com o passar dos anos, os "amigos virtuais" foram aparecendo. Um sumiram assim como apareceram, outros são leitores fiéis até hoje - e agradeço todos os dias por eles, que iluminam minha vida.

Chris disse...

Eu? Ah, sei lá... mas não sou anônima. Não uso apelido e nem represento um papel. Tudo o que tem no meu blog é verdade, mas nem toda a verdade está lá. :-)))
A verdade é que não me deixo conhecer muito neste mundo virtual.
BjO!

Anônimo disse...

Jôka queridão,
Eu sou só um cara que na próxima vez que for ao Rio visitar alguns amigos, quero sentar pra tomar um choppinho com você.
Beijão queridão

Quanto à pergunta, acho que respondi parte dela no meu post de hoje, coincidência né.

Anônimo disse...

Eu sou aquela q não tem dinheiro prá pagar um bom analista!
Daí, faço análise em conjunto.
Bem vindo ao divã, querido!

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Jôka P.!
Eu sou Luciane, muito prazer. Pro resto todo, vale aquela máxima do Cazuza: "mentiras sinceras me interessam".
Beijo

Tom disse...

Jôka-P,
"Pode parecer promessa,
Mas eu sinto que você é a pessoa Mais parecida comigo que eu conheço...
Só que do lado do avesso..."

"Por isso deixo aqui meu endereço
Se você me procurar eu apareço
Se você me encontrar te reconheço."
Avesso - Ceumar.

Abraços com carinho GIGANTE!

Tom

Anônimo disse...

Oi Jôka!

Eu não acho que o mundo virtual seja muito diferente do real. No trabalho por exemplo, vc não conhece quem realmente são as pessoas, a maioria representa um papel.
Eu blogo para me divertir e divulgar infos que acho interessantes, acho legal também trocar idéias com pessoas bacanas e criativas como vc.
Penso que vc está com uma visão um pouco amarga do mundo virtual. Não fique assim, na verdade, a gente nem sempre conhece bem a si próprio, quanto mais, aos outros.

bjs

Lila disse...

eu sou aquela que faz quitutes e nem engordo...rs....mas não finjo, nem represento nenhum personagem não...
beijo

K disse...

eu sou a Quel Bagunceira Marota, para os amigos só Quel.
não me escondo atras de pseudônimos não e gostaria muuuito de ser sua amiga. Aceita ? :)

K disse...

Ah... meu blog só abre pelo Firefox... :(

Laurinha disse...

Pois eh, Joka. Tambem nao sei as respostas para as suas perguntas. So sei que nao existe ninguem perfeito, e nao existe ninguem que nao tenha um pinguinho de preconceito seja la com o que for, nao existe ninguem que nunca tenha contado uma mentira, nao existe ninguem que nunca tenha feita algo errado na vida, nao existe ninguem que seja 100% politicamente correta. Entao quando eu vejo esse povo virtual dando uma de que sao tudo acima e mais alguma coisa, eu tenho medo, eu tenho muuuuuito medo!
Beijos, amigo

Liliane de Paula disse...

Jôka, eu sou eu. Acho muito legal as amizades que fiz a faço por aqui. Como não sou curiosa, tá bom demais.
Liliane

Anônimo disse...

Jôka, meu Rei.parece que você lê meus pensamentos...
Dia desses estava pensando sobre isso, você é a única pessoa que conheço pessoalmente,mas futuramente espero conhecer mais pessoas.
Você já deve ter reparado que sou meio tímida,low-profile, mas procuro ser menos pior...
Agora só uma coisa:vejo algumas situações que parcece ser meio esquizofrênicas, fico apavorada com quem se acha o dono absoluto da verdade, tenho medo...
Mas fazer o quê?Ignorar...
Beijos.

By Ana D disse...

rsrsrs Bom, nos vimos, temos a visão da figura um do outro...Obviamente não conheço vc profundamente, nem vc a mim, no entanto, um momento de risada e algumas trocas de palavras,a leitura mútua, isso já é bem interessante, por isso acho muito válido blogs e afins...Abração.

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

hummm, vamos inverter a pergunta: quem é VOCÊ?? ;-)

Anônimo disse...

Eu sou aquela[falsa,porém assumida] loura,alta e magra[sem regimes] que adora beber chope, comer batatinha, jogar conversa fora, escrever poesia[sou pseudo-poetisa,socorro!]abraçar pessoas que antes eram virtuais e apostei que eram reais e ganhei a aposta[inclusive quando olhei nos seus olhos, lembra louro?]e que anda sumidinha dos comentários, não por gosto mas por falta de saco, não que não goste dos amigos mas por ter prioridades...enfim, quem sou eu? sou Márcia que adotou clarinha como forma de brincar com palavras e nunquinha me esconder, pelo contrário, adoro aparecer, rsss
linda noite Jôka com carinho pra Gigi
beijosss

Sonia Sant'Anna disse...

Ai, meu Deus! Sou amiga da Olga e resolvi conhecer o seu blog. Que dia mais complicado pra se chegar, uma pergunta dessas logo de cara. Volto outro dia, tá bem?

Anônimo disse...

Eu acho que o que você faz não é diferente do que voce acha!
"A gente se visita, deixa recados, opina sobre tudo, critica, faz elogios, promessas de amizade, mas é tudo virtual.
Ou seja, é só teatro, fingimento. Nada existe realmente. Puro escapismo."
Então você faz o mesmo!
Talvez essa sua curiosidade em saber quem são as pessoas que te visitam, seja a mesma das pessoas que você passa e visita quase todos os dias!!!

Olga de Mello disse...

Bom, a gente já se encontrou telefonicamente. Só falta esse encontro real que está mais que difícil.
What about this Friday?
Ah, a Sonia eu recomendo, tá?
E tem uma coisa muito interessante na amizade virtual, Jôka. É como conhecer as pessoas epistolarmente, no tempo em que a gente escrevia carta. É muito mais fácil se abrir para o desconhecido.

Sonho Meu disse...

Ué...eu sou Elena do Sonho Meu...mulher madura...pronta pra ser vovo. Escuto Mozart 24 horas por dias. Moro aqui e já morei aí bem pertinho de tí.

Marcelo Holecram disse...

Olha se vc arranjar um cantinho pra armar uma rede no quarto de empregada, aí em Copacabana, Semirames,a mulher-cavalo, aceita passar todo um finde com vc !!!


BEIJAUM


P.S> meu e dela !!!

Anônimo disse...

Eu sou mesmo o DO e blogo pra ter um lugar pra soltar meus devaneios e ler as opiniões dos outros. Não importando se concordam ou não comigo.
E vc,JÔKA,quem é??

rssss

Abração!

Anônimo disse...

Bem colocado, Jôka, mas retribuo a pergunta da Silvia e do DO: quem é Jôka P. ?

Jôka P. disse...

Vocês podem me ver nas fotos do FLickR aqui do lado, ou pessoalmente, a qualquer hora na Av. Copacabana.
Sou o Jonas Eduardo e também o Jôka P., além de ser muitos outros que andam por outras paradas.
Sempre que tenho que tomar uma decisão coletiva, vou até o espelho.

Sérgio disse...

Eu sou eu...meu blog representa o que eu sou..nao tenho apelido nem nada..
Já é dificil ser eu mesmo, pior seria se tivesse que representar um personagem :)
Abs

Anônimo disse...

Sou uma vagina cercada de banha por todos os lados.

Anônimo disse...

Pois saiba que de todos os blogueiros, vc é o que eu tenho mais vontade de conhecer. Pode apostar que quando eu for ao Rio novamente, eu te aviso e a gente vai tomar um chopp em Copa. Favor convidar o Iran! hahaha

Anônimo disse...

Jôka,
discordo de você. Por mais que se esconda, seu blog está aí. É você, sua visão de tudo, seus interesses, seus desejos. Está tudo aqui. Impossível disfarçar, se esconder.
Beijos!

Claudio disse...

Jôka, mate sua curiosidade e participe do RABO (reunião anual dos blogueiros organizados) nesta sexta às 15:00hs no Botafogo Praia Shopping.

Contamos com você e seus leitores blogieiros.

abs

Anônimo disse...

Corpos encerram almas que podem sincronizar pensamentos, debater assuntos, gostarem-se e mudar quem sabe, a hipocrisia do mundo. A matéria apenas nos limita à prisão. Quem sabe um dia nos conhecemos? Porque o tempo e a distância são medidas criadas pelo homem. Beijus, Luma

Anunciação disse...

Depois de tato tempo sem vir aqui(não porque não goste),chego e me deparo com essa pergunta dificil.Menino,nem sei pq fiz blog;talvez carência,vontade de dizer o que penso e pra me divertir também,porque adoro visitar e ficar imaginando como são os amigos virtuais na vida real.Uma verdade é certa:adoro vir aqui.Sua Copacabana,vista através de seus olhos e palavras me encanta,já que é muito pouco provável que a conheça e a você também ao vivo.Um grande abraço.

Sweet! disse...

É justo, muito justo, prumode td mundo sabe quem tu é. Eu, alguns dos meus leitores me conhece, mas tb meu universo de leitores é bem menor q o seu, seu blog é in, uai!Cadê o email

Eu tenho blog pqe é terapêutico, nunca neguei a ninguém. Não sou esquizo (esquizo é f, não pense q é qql um q é esquizo, sei do q falo!). Adoro escrever e sou escritora frustrada (kkkkkk, e por isso, apesar de tudo, tô adorando escrever a monografia!), o blog é uma boa forma de canalizar essa energia. Bj!