20 dezembro 2007

Você já foi à Bahia ?

Vamos combinar uma coisa.
Não como em hipótese alguma nenhum tipo de comida baiana.
Carurú, Vatapá, Abará, Tacacá, Munguzá – os nomes já são horríveis e a aparência é pior ainda. O cheiro abominável de azeite de dendê me embrulha o estômago.
Se um dia eu fosse à Bahia provavelmente iria morrer de fome.
Mas nunca fui. E nem vou.

Meu prato preferido é um prato bem cheio, transbordando. Com comida caindo pelas bordas. Arroz, feijão, bifão e dois ovos fritos em cima, tudo com muita pimenta. Prato de pobre.
Adoro misturar arroz, feijão e macarrão.
Como jiló, quiabo, dobradinha, buchada e rabada.
Não curto restaurantes metidos a besta, aqueles lugares com decoração minimalista, snobs e carézimos que servem comida “contemporânea”: talheres design (você olha e não sabe o que é o garfo ou a faca), pratos retangulares, pouquíssimo rango - lá num cantinho uma mini-mousse de aipo com redução de cassis e um micro creminho de batata baroa.
Mas tem coisa pior que comida japonesa ?
Não entendo quem acha graça naquilo.
Shitaki-sushi-sashimi, karaka, nem pensar !
Vou nessa. Sayonara.

Imagens photoshopadas por Jôka P.

36 comentários:

Anônimo disse...

Jôka seu valente voltei! Meu amigo você come! Bifão e ainda dois ovos fritos em cima?!!! Você precisa comer a quiabada (quiabo até umas horas num molho bem picante)que a minha mãe prepara! Iria ficar legal por cima dos ovos!!!!

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

engraçadíssimo seu post gastronômico!!! adorei!!

Unknown disse...

Geeeeeeeeeeeente,jamais esperava isso de vc.Odeio comer aquilo q eu nao sei o nome,odeio comidas com nome francês e todos os cardápios de casamentos de famosos da Revista Caras.Tb nao comeria o cardápio do Castelo de Caras,iria ficar com fome.Mas adooooro Sushi, e nao como rabada,buchada e nada daquilo q tem q ser "bem feitinho" pra ficar gostoso,

Beijôkas,

EDUARDO OLIVEIRA FREIRE disse...

Adoro encher o prato. Todos aqui em casa brigam comigo por causa disso.

Anônimo disse...

hahahahahhhaa - ri muuuito!!!!!! beijo amigo, fim de ano louco este!!!!!

SuEli disse...

Boa Noite, Jôka
Não tenho nada contra a qualquer comida, pois gosto não se discute, mas sou parecida contigo, amo comida de "pobre", principalmente feita em casa.
Comida caseira, bem feita, tem outro sabor.
Seus posts estão bem excêntricos.
Uma ótima noite prá vocês.
Fiquem com Deus,
Felicidades,
Beijos,

Anônimo disse...

Gosto tanto de comida farta e gererosa quanto amo ser o prato principal.
Prefiro ser servida em rodízio do que À La Carte.
Assim sou comida a quilo.
Beijos da sua
Celinha

Sweet! disse...

Sou meio "rica" nesse negócio de comida. O q não sou em quase nada (no vestir, no falar, em nada, embora a vizinha q veio me vender bolsa tenha dito q eu era "mais chique", quando me interessei por um modelo lindo, verde e despojado"). Não misturo comida, me parece argamassa. Mas meu marido e filha são assim, fazem um saladão de arroz, macarrão, arroz, farinha, eita. Eu gosto de comida separadinha. E sushi.

Tu num tem cara nenhuma de ser assim, kkkk. As aparências enganam, kkkk.

Eu adoro rabada, buchada e dobradinha contudo.

E gosto de vatapá, munguzá. E de cheiro de dendê, kkkk.

Unknown disse...

Se nesse seu PF se acrescentar uma farofinha e uma saladinha de tomate, eu devoro tudo.
Você me deixou morrendo de fome.

Janaina disse...

Odeeeeio comida japonesa!!!
Mas aaaaammmooo vatapá. E tu.
:)

Jôka P. disse...

Se mais alguém disser que gosta de comida baiana nojenta eu deleto o link e mando pra bôca do sapo.

Angela Ursa disse...

Jôka, não deleta o link não, mas eu adoro comida baiana ;))
Das orientais, prefiro a comida chinesa, principalmente, o macarrão Chop Suey, aquele que vem com muitos legumes e carnes picadinhas, com molho shoyo.
Agora, eu não dispenso um arroz com feijão preto e bife. Aqui é mais difícil comer feijão preto, porque as pessoas adoram o tal feijão carioquinha, que de carioca não tem nada :)) Beijos floridos da Ursa da super madrugada

K disse...

nossa louuuro, chique porém simplérrimo vc...
beijos, to sumida que to trabalhando tá????
beijos

Anônimo disse...

Realmente a comida baiana não é para todos os paladares,JÔKA. Já estive lá,mas gostei de poucos pratos. E tbem me embrulhava o cheiro do dendê. É muito forte.

Os tais restaurantes finos,e caros,tbem não fazem a minha cabeça. Geralmente sinto-me incomodado e,pior,passo fome,hehehe

Abração,e viva a tradicional feijoada,heheeh.

Camila Dayan disse...

Eu nunca fui à Bahia, mas morro de vontade de conhecer, não só pela comida como a cultura. Eu como de tudo e adoro as misturas no prato. todo mundo me olha com cara de nojo vendo meu prato de pedreiro e misturado. Mas isso pq ser pobre é muito bom nessas horas, é comer com liberdade.Sem frescura! ;)



POST muito bacana!

Milady disse...

Jôka, sou bem eclética com comida, e gosto de experimentar coisas diferentes (Não delete pq não falei que gosto de comida baiana, hein?!) Agora, em relação ao Mungunzá, é apenas o nome baiano dado à canjica mineira... Mas com relação a aparências vc está certo, fica complicado! Bom mesmo é comer uma boa moqueca capixaba! que não tem dendê e fica uma delícia!
E vamos e venhamos, um bom prato de arroz, feijão e carne moída... hmmmm... que delícia!!!!!

Beijo, Loirão...

Anônimo disse...

Cara nada melhor que feijão, arroz, bife e ovo frito. NADA!

Deus me livre essas coisas bahianas.
muito diferente do meu mundo.

Adoro seu blog, sempre visito.
se quiser, avisa pra fazermos troca de links?

:)
beijos, bom fim de semana.

Denise! disse...

Olá Jôka,

Na minha opinião comida boa é comida bem feita e, sem dúvida, é bom um prato de arroz, feijão, bife e batata frita. Também não gosto de comida de faz de conta: bonita, mas pouca e metade ainda é só decoração.

Até mais!!!

Laurinha disse...

Comida baiana, pra dizer a verdade nao conheco muita coisa, e o que eu conheco eu nao posso comer pois tem camarao, que eu sou alergica.
Eu ODEIO buchada, o povo do meu pai que eh do interior de PE come muito isso, acho horrivel! Outra coisa que eles adoram botar na comida, que eh mesmo que me matar, eh o tal do pequi. Ja comeu pequi, Joka? Eh detestavel!
Eu gosto do que voce gosta tambem, pratao cheio, arroz e feijao, adoro arroz e feijao (feijoada entao, ai que delicia), carne, adoro carne, batata, adoro salada de verdura com maionese, adoro um salpicao desses bem encrementados, adoro galinha cabidela, adoro strogonoff de frango, adoro peixe com pirao, adoro baiao de dois, ai que saudade dessas comidas.

Jôka P. disse...

Laurinha, já comi coisas do arco da velha, mas nunca comi esse tal de pequi. É um trocinho que espeta a boca toda, né ?

Feijoada é definitivamente o meu prato favorito.

. fina flor . disse...

kkkkkk, também não encaro a comida baiana, Joka, até porque não como peixe, então......

passo para deixar meu beijo de fim de ano e dizer que desejo os melhores aromas, amoras, amores, brilho e brisa para o ano que está para acontecer.

até,

MM.

Anônimo disse...

"Comer, come-er... comer, come-er é o melhor para poder crescer." :)
Não ligo muito pra comida nenhuma, mas prefiro ovo a carne.
Beijo, lourão

Leleco disse...

Jôka,

Combinamos no quesito comida. Detesto comida japonesa, e tenho nojo só de pensar em peixe cru. Acho coisa de quem não sabe e nem gosta de cozinhar.

Com o perdão dos baianos, detesto tudo que vem da Bahia, seja comida, música, entre outras coisas. Vivem dizendo que a Bahia é linda, que Salvador é tudo, mas onde moram os cantores Baianos? Isso mesmo, aqui no Rio...rs

Adoro Rabada, Jiló frito, Berinjela recheada, Grão-de-bico com frango, mas o que gosto mais é do bom e velho arroz com feijão.

Um abração,
Leleco

P.S: A Dani está blogando novamente sim. Ela teve inúmeros problemas, mas está tudo resolvido agora.

Chris disse...

Jôka, eu tb nunca fui à Bahia e confesso que as comidas não me parecem mesmo muito atrativas... mas vou lá em fevereiro. Não sei o que vai ser. Depois te digo se passei fome ou não. :-)))
Tb não gosto de comida japonesa! Sempre que digo isso pensam que sou louca porque sou descendente de japoneses. :-))))
Te desejo um Feliz Natal e um 2008 com muito sucesso, felicidade, saúde... enfim, tudo de bom.
Bjo!

sonia a. mascaro disse...

Também não curto esses restaurantes chics e caros onde a comida é servida em porções mínimas e os chefs adoram fazer decorações nos pratos como se eles fossem pintores. Uma nesga aqui, um fiozinho ali, uma folhinha acolá!

Gostei das ilustrações, principalmente do sardentinho de dentinhos separados.

Beijos para você e para a Gigi!

Hanny Meire disse...

Olá, querido, engraçado seu post!

Achei que você gostava de comidas refinadas e restaurantes caros !

Não venha mesmo para Salvador, não tem nada aqui pra se ver. Não entendo de onde neguinho tira essa de "cultura baiana". Eu moro aqui e te digo, na boa, não tem nada aqui pra se ver. Até os pontos turísticos estão no lixo: morro na Barra e se vc vir o Farol, vc chora, devido ao abandono. O Pelourinho é um antro de marginais e prostitutas, e devido aos assaltos e violência, o povo está fugindo de lá.

Você acha as comidas fedidas ? Imagina vc morar aqui e ter que sentir o fedor de acarajé em cada esquina ? Aquele óleo preto, saturado ? Me faz engulhar ! E outra coisa, aqui em SSA o povo faz Caruru pra tudo: Aniverário, natal, Cosme e Damião...

Agora, você por outro lado é bem contraditório por que adora comidas que também me dão nojo, tais como : jiló, quiabo, dobradinha, buchada e rabada.

Comida japonesa, só curto se for frita. Nada cru !

Beijos, loiro ! (que intimidade, não?)

anlene gomes disse...

Oi Jôka, só passei rapidinho pra te deixar um besito, está zuzo bem?

Mamãe Oshiro disse...

A Celinha Baleia é o máximooooooo!!hehehe

Anônimo disse...

Comida japonesas só as japonesas mesmo...hahahaha

"Feliz Natal para você! Que a glória que nós celebramos nesta época de Natal preencha sua vida para hoje e sempre." Norman Vincent Peale

Olga de Mello disse...

Eu ADORO comida japonesa. E detesto as de Natal, exceto bacalhau. E rabanada. Aquela frutaiada seca, aquele peru insosso, argh!!!!
Saudades docê!

Alberto Pereira Jr. disse...

nunca fui à Bahia tb e nunca comi os pratos pitorescos daquela terra..
sou muito enjoafo pra comerhehehe

mas adoro comida japonesa

beijaooo

adorei a arte que encerra o post

Anônimo disse...

Como é possível não gostar da Bahia? Há comida boa, sim. Também há coisas detestáveis como o acarajé. Mas a minha comida de eleição é a comida mineira, talvez pela influência portuguesa, não sei.
Bom Natal e um abraço desde Portugal. Saúde!
Fernando

Dani disse...

Eu adoro comer, mas a comida baiana, sinceramente, eu acho indigesta, por ser muito pesada e abominavelmente apimentada. Ninguém merece.

A japonesa, ao contrário, não alimenta nada. Arroz empapado com alguinha preta? Blerrrrgh.

Prefiro as massas, com qualquer molho, desde que seja MUITO. rs
E o bom e velho feijãozinho, claro, que é imbatível!!!

Beijão! :-)

Sonho Meu disse...

Gostei da sua fotinha aí em baixo comendo macarronada. Ui ui...
Comida baiana é bom demais.
bjos
me

Mônica disse...

odeio comida baiana, mas não dispenso um sushi!!!!

Anônimo disse...

Quanta ignorância...
A comida baiana,paulistas crassos e ignaros,
não se resume nas que vocês ignobilmente falaram.
Salvador possui restaurantes para todos os paladares, inclusive os mais refinados.
Vê-se, pois, que alguns que estão aqui a comentar são pobres, inclusive de espírito.
Outra coisa, oh mistificadores, a Bahia não é somente Salvador.
A Bahia é um Estado da Federação com um vasto território.
Faz divisa ao Norte com Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Ao Sul com Minas Gerais e o Espírito Santo. A Oeste com Goiás, Tocantins e o Piauí e ao Leste com o Oceano Atlântico.
Logo, temos variedades de comidas regionais, Oh plebe rude.
Você já saborearam uma Lagosta ao Termidor? ou estou ofendendo?
Excusez-moi.
Merci beaucoup.