26 outubro 2005

Carente


“ Blogs têm mil e uma utilidades.
Transformam escritores de gaveta em escritores de gaveta aberta. Fazem com que solitários se viciem em acompanhar os desdobramentos da vida alheia - melhor do que reality show, só mesmo um reality show que só você sabe onde ver.
Um blog funciona como um bicho de estimação virtual: uma versão evoluída do tamagochi, que obriga você a queimar a mufa para produzir (ou trazer) alguma coisa que valha a pena ser vista. ”

(Ricardo Freire - Revista Época, edição 382, de 12/09/2005)


Os blogueiros são carentes ? Eu sou.

Acordo, tomo café ( além do ritual básico da higiene, lógico, né ?), ligo o computador e faço um post para o blog. Pode ser sobre qualquer coisa, um assunto que li nos jornais, algo que aconteceu comigo na véspera, não importa. É assim todos os dias. Deixar alguma coisa nessa página, que deverá ser lida por algumas pessoas, na maioria desconhecidas.

E pra que um blog ? Uma exposição desnecessária, como comentou uma leitora no post aqui logo abaixo ? Porque se expor dessa forma em uma página na Internet ?

Para suprir algum isolamento.
Para atrair atenção sobre si, embora isso não tenha muito à ver com exibicionismo. Para ter uma sensação de afetividade, ainda que virtual. Por pura carência mesmo.

A minha vida é um blog aberto.
Meu blog é a minha casa interna.
O meu ciber-umbigo.
A minha vida secreta.

Porquê você está sentado agora, diante do seu micro, blogando ?

44 comentários:

Anônimo disse...

eu sou carente! pronto, falei!

Anônimo disse...

Oi Jôka!
Pô, adoro escrever!
Sempre fiz isso e quando tive a oportunidade de juntar as informações que me pareciam interessantes com imagens que eu julgava para tal, fiz um blog.
Não é carência, não.
É vontade.
Não sei até quando, mas enfim.
Escrevo quando quero, sem marcar datas.
...
Você comentou sobre o tamanho da fonte do Toda Menina, né? Antigamente era maior, mas eu não gostava... faça um esforço e leia!! :D

Jôka P. disse...

Tá certo, Marilyn !!!
Eu vou meter os meus óculos e ler todas as palavras bonitas que você escreve com suas letrinhas mínimas, tá ?!
Tá prometido.
Mas... não dava pra dar uma aumentadinha básica, não, Marilyn ?
Obrigado por sua visita !
Bjs,
JÔKA P.
:)

Angela Ursa disse...

Amigo Jôka, então, também posso me considerar carente :)) Porque sinto necessidade desse intercâmbio virtual com os amigos e amigas. Acho importante também a gente divulgar o que pensa sobre as coisas, mostrar e discutir com outras pessoas. Além do lado das coisas bonitas, divertidas. Sinto necessidade também de ter o espaço do blog para poder me indignar e denunciar coisas que considero injustas. Os motivos, para mim, são vários. Beijos carinhosos e carentes da Ursa da madrugada ;))

Diacui disse...

Ôooo, Jôka!
Carente? Eu? Que nada!
São só 5:33 da manhã, eu com uma fome danada e uma insônia daquelas...
O blog dá asas à imaginação da "Louca Inside", rsrsrs...
Passei 2 anos só lendo blogs alheios e comentando em alguns.
De repente...ó eu aqui!!!
Fazendo amigos e aprendendo mais...
Nunca me decepcionei com as amizades virtuais que fiz.
As pessoas que sairam deste mundinho e vieram para a minha vida real nunca me decepcionaram!
Que sorte!
Agora, cá entre nós:
quem não gosta de um palco??? Hein??? Hein??? Diga ai!
Beijos em você!

Anônimo disse...

acho que todos somos carentes e gostamos de dividir o que vai na nossa cabeça.... sei lá, acho que é isso né? mas hj não estou boa para um "ser pensante", realmente hj não... posso responder outro dia?
Beijo

Anônimo disse...

Bom dia Lord Jôka P.....

Sou.....mas quem não é????
Rssss.....
Fui anonima algum tempo...tiiimida....até que resolvi que teria um tb.....
E blogs acho que são nossos RX.....
Aqui mostramos muito mais do que uma simples fotografia......
Bjs....

Anônimo disse...

Bom, eu blogo para guardar o que escrevo, gravo tudo num CD de tempos em tempos, como antes guardava num disquete.
Eu blogo para juntar num canto só os txts espalhados em pasta pelo computador.
Antes, desde que aprendi a ler, punha tudo, primeiro num classificador pequeno cheio de furos, forrado com plástico de quadrinhos azuis, depois num caderninho de capa lilás clarinho que levava comigo aonde fosse e onde punha versos e crônicas, e desde 2001 mais ou menos, passei a usar blogs, esse é o quarto já, :).
E leio blogs porque me apego aos donos, porque informam, trazem novidades políticas, tecnológicas, artísticas, da vida em si.
E só comento em alguns, muitos leio apenas, como leio jornais e revistas e artigos on line.
Beijos, :).

Taia disse...

Sou carente. É isso! Mas comecei a blogar por causa da minha família que está em Cabo Frio, em Brasília, em Padre Miguel. Uma forma de estar mais perto. Depois foi o encontro com a Cris, na Inglaterra e através dela conheci amigas virtuais que estão na Europa e EUA. Através de você amigos que estão em terra brasilis. Viciou, me apeguei a todos. Gosto de falar de mim, dos meus sentimentos, e esse forma é tão eficaz para exorcizar meus demonios ou estravazar minhas alegrias...
A vida está seguindo bem, família, amor, trabalho e amigos. OPs virtuais se tornando reais então me deixa muito feliz.
E adoro estar aqui.
Beijos, beijos, beijos...

Vera F. disse...

Jôka, não criei meu blog por carencia e sim por necessidade de jogar pra fora algumas coisas que me incomodam. E, depois, gosto de fazer conhecimentos, amizades, trocar "figurinhas". Acho que esta troca que é bacana e que me dá forças para vir diariamente postar seja o que for na esperança que de alguma maneira posso ajudar alguém, ou que alguém sem saber me dê uma luz para resolver o meu problema.
Mas que isso vira um vício, ah! isso vira!
Bjos.

Anônimo disse...

JÔKA...Tava eu aqui sentindo a necessidade de postar dia desses, sobre a necessidade de assim como animal o ser humano gosta mesmo é de viver em bandos, veja bem nossa rotina:Acordamos vamos ao serviço, e muitos de nos as vezes em ônibus lotados, Festas, bares depois do serviço, praia ou parque para ginástica etc tudo cheião de pessoas,...alguns freqüentam igrejas cheia, trabalhamos com público e chega em casa ou de manhã antes de sair. Cá estamos nós desejando que aquele amigo virtual fizesse parte do cotidiano real.Gostamos mesmo é de viver em BANDOS, às vezes até brigando e fazendo as pazes, mas olho no olho é tudo. E já te adiantei um dos posts futuros. rs...Beijão

Daniela disse...

Eu sou carente... isso não se discute. Mas eu estava lembrando aqui, ao ler seu post, do primeiro motivo que me levou a criar um blog. Aí eu não sei se foi bem suprir essa carência, porque eu não tinha a menor expectativa de que alguém lesse, uma vez que eu não dei o endereço para ninguém. Então começa a se formar aquela corrente, do blog que você gosta de ler e que também gosta de ler o seu, do comentário que puxa outro e uma amizade meio doida, onde a gente sente carinho real por pessoas virtuais, que em geral a gente nem vai conhecer. Eu comecei a 'blogar' porque eu precisava escrever sobre coisas que eu sentia. Eu continuo blogando porque isso se tornou um vício. Nossa... escrevi demais..rs... abraço.

Jôka P. disse...

DANI !!!
É isso mesmo.
A gente começa assim meio que sem saber porque e nem pra que.
Não importa muito, mas sai escrevendo o que dá na mufa.
Depois percebe que algumas pessoas se interessam por aquilo, e dão um retorno.
Um retorno afetivo até.
Aí vira um vício.
Um vício do bem, né ?!
:)
Bjs,
JÔKA P.

Anônimo disse...

ih, eu sou carente de bons amigos, de bons papos, de gente inteligente, de conhecimento e tudo isto tenho encontrado nos blogs, amigo...inclusive aki, né?? love u.

Anônimo disse...

belo texto, otimo questionamento rsrs....eu "blogo" porque tenho em mim um mundo de palavras, sentimentos, textos q se formam rsrs..organizo estas ideias e ai saem prosa ou verso, depende...me sinto feliz quando termino e vejo q um texto se formou, q rabisquei alguam coisa rsrs...é isso...ahhh e adoro compatilhar experiencias e comentarios :) interatividade...:)
Beijos querido :D

Anônimo disse...

OLÁ ME LINDO AMIGO JÔKA, EU É QUE NÃO SEI FAZER UM "BICHO" DESSES PRA ESPANTAR "CARÊNCIA" DE TUDO QUE SINTO AQUI DO OUTRO LADO DO OCEANO...ACHO QUE A GENTE SÓ CRITICA AQUILO QUE NÃO TEM CORAGEM DE FAZER!!!!BEIJOKAS DOCES PRA TI...

Jôka P. disse...

ROSE PORTUGAL !!!
Bom ver você aqui e ouvir suas palavras bacanas !!!
E obrigado pelo "lindo amigo" !
AMIGO, com certeza.
Mas LINDO ?!?!?!?
Não tô com essa bola toda, não...
:)
Bjs,
JÔKA P.

Anônimo disse...

Eu adoro escrever, colocar pra fora o que sinto, não acho que isso seja carencia, acho que carencia é aquela que vc fica porque não veio, porque sumiu,porque não blogou, não gosta mais de mim! Isso tudo eu não sinto
beijos Louro Carioca
morgana

Luma Rosa disse...

Blogo nas horas vagas, por distração. É melhor que jogar paciência e você interage com pessoas. Você escolhe as pessoas não pela aparencia, status social, etc e tal, e sim pelas idéias. Nessa você encontra afinidades e descobrindo amizades.
E vou fazer greve igualzinho a você. Se você não vai lá eu não venho cá! Beijus

Jôka P. disse...

LUMA !!!
eu vou lá JUST NOW, tá ?
Fica fria ...
Que furdúncio !!!!
:)

Anônimo disse...

Eu blogo porque adoro as palavras, as minhas e as de alguns mais. :D
Beijo, louraço!

Saramar disse...

Oi Jôka, boa tarde.

IIIIIIDEEEEEMMMMM, idem, idem, idem, idem, idem.

100% idem.

Beijos

Lívia Condurú disse...

Jôka... esta é a minha primeira de, acredito, muitas visitas ao seu "ciber-umbigo"... rsrs
Não entendo a minha internética como sendo carência. Usufruo deste espaço apenas para me fazer ler, não que isso seja muito necessário em minha vida... é como a Marilyn disse "adoro escrever!
Sempre fiz isso e quando tive a oportunidade de juntar as informações que me pareciam interessantes com imagens que eu julgava para tal, fiz um blog"...

Mas, enfim, carentes ou não, acabamos todos na mesma... na frente deste computador.... rsrsr

Beijocas. Gostei do Blogger... posso linká-lo?

Luma Rosa disse...

Jôka, ele copiou ou teve a mesma idéia. Você resolveu dar uma comentadinha lá e pediu pra ele ir aí? Se ele não for é porque copiou, se for é porque teve a mesma idéia. Agora, cá entre nós, dê um desconto pela falta de criatividade dele, seu bloguinho dá vontade de copiar. Eu já quis copiar, lembra? (rs*)
No seu caso, a pessoa pelo menos se identifica...
+ Beijus

Jôka P. disse...

Não vou dar comentadinha lá não, LUMA !!!
Deixa aquele véio copiador quieto.
Véio Xeroqueiro !!!
Réré !
:)

Jôka P. disse...

LÍVIA !!!
Seja BEM-VINDA ! Obrigado pela visita, por suas palavras e pela linkada básica !
Bjs !
JÔKA P.
:D

franka disse...

joka, estamos apenas batendo bola, feitos moleques no campinho, apenas porque é muito bom bater bola.
e manda esse ricardo freire que não comenta comentários ir catar coquinho.
hahahaha

Anônimo disse...

buaaaaaaaaaaa...noa tem recadim pra mim....

ah, cadê a foto de fundo verde??? cadê? cadê??

Anônimo disse...

Botei fé.
Nada como a persistência!
*hahahahahahahahahaha*
Beijo!

Julio Cesar Corrêa disse...

Freud e Jung se estivessem vivos, certamente estariam diante do computador escrevendo num blog, teorias sobre debilidade emocional dessa nossa espécime chamada blogueira.
gd ab

Jôka P. disse...

LUCIA FRANKAMENTE !!!
Você tem razão, moça !
Vou mandar esse Ricardo Freire catar coquinhos !!! Cara mais sem noção !!!
Aliás, vou mandar é à M#*d@*!!!
Réré !!!
:)

Jôka P. disse...

LUCIANA Zóin de Mar !!!
A sua foto tá lá no FLICKR, garota !!!
Linda e loura !!!
Não viu não, é ???
Vai no oculista.
E toma Gerovital.
:)
Bjs !

Laura_Diz disse...

Meu caro, todos gostamos de atenção, é claro, mas e daí, né?
O blog me fez criar algo novo todos os dias, fiquei mais esperta, além do mais conheci gente legal, já valeu. bjokas, laura

Jôka P. disse...

LAURA !
Criar coisas todos os dias.
Ficar mais esperto.
Conhecer gente legal.
C´est ça !
Falou tudo !!!
:)

Anônimo disse...

Jôka,todo mundo tem carencias. Alguma carencia. Chato é quando alguem quer justificar um erro e diz que foi por carencia.
Aquela foto é do jantar.
Liliane

Taia disse...

Posso me meter na sua conversa com a Luma? Eu vi o blog e tenho opinião. Se quiser eu te conto qual é! Beijo, te adoro de montão e vi minha foto com meus fofos no seu Flickr.

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, obrigada por colocar minha foto no seu Flickr! :)) Gostei do novo colorido do fundo! Beijos e carinho da Ursa

Anônimo disse...

Não foi proposital despertar essa discussão e muito menos a ira de alguns por eu aparecer como anonima, mas como já disse não quero exposição...ehehehe
Só estava procurando algo sobre Rio-Copacabana e cheguei aqui, e acho que viciei kkkkk, mas minha vida real é intensa, cheia de amigos, cheia de um único amor, e cheia de olho no olho, mas gostei.
SUCESSO!
SEREIA

Luci disse...

Êita nóis, heim Jôkinha?!
Tem gente que diz que blog é coisa de carente, de narcisista, de quem não tem o que fazer...
Então tá!
E tem uma coisa que vc. ainda não sabe - 99% dos blogueiros são leoninos... rs! Creia!
Narciso teria um blog, com certeza!
bj

Laurinha disse...

Blog eh como um tamagochi, adorei essa! Nao eh que eh verdade?
Eu me pergunto isso todos os dia, por que um blog? Tem vezes que eu to de saco cheio ate! Muito trabalho pra que? haha!! Mas ai, a gente acaba ficando viciado, e pronto

Jôka P. disse...

AH, LAURINHA !
É um vício mesmo.
Um ciber-monstrinho que a gente tem que alimentar, né ?
Esse vício-Tamagoshi...que me dá a alegria de trazer você aí dos Estados Unidos até Copacabana !!!
ÊBA !!!
:)

Jôka P. disse...

SEREIA SECRETA !!!
VOCÊ é SUPER BEM-VINDA nos mares de Copacabana com a sua vida intensa, cheia de amigos, cheia de um único amor, cheia de sucesso e cheia de olho no olho !
Aqui tem sempre maré cheia pra você, viu ?!
Beijos marítimos !
JÔKA P.
:)

Vivian Massignan disse...

Quer uma confissão?
Eu blogo porque nenhum dos meus amigos reais faz isso, e todos adoram meu blog e me elogiam! (apesar de quase nenhum amigo real faz comentários, mas todos me mandam emails dizendo que sempre lêem, vai entender...!)
Pronto, é por vaidade!!!
Mas eu não escrevo todo dia não, só quando feel like it.
E a coisa "reality show" é bem assim, eu adoro acompanhar a vida de gente que tem idéias bacanas!
adorei o post
beijão!

Lena disse...

Amigo, tbm sou carente... rsss
Por isso que não acabei com o meu blog ainda... Sinto saudade de vc, viu? Bjo, seu lindo!!!