03 dezembro 2008

Noite feliz

Reza a lenda, que cariocas não gostam de shopping-centers – mas eu adoro esses templos de consumo. Assim como gosto de dias nublados – apesar de ter nascido no Rio. Talvez eu seja uma exceção à regra. Ainda bem.
Hoje fui comprar presentes de Natal, antes que as lojas fiquem lotadas. Não sei se você curte Natal, mas eu não. Pra ser franco, detesto.
Não acredito um pingo nesse celebração religiosa ao nascimento de um menino santo.
Não suporto aquela farofada cafona que é servida na ceia, não posso nem sentir o cheiro daquilo.
Não tenho uma família numerosa, e, ainda que tivesse, sei perfeitamente que essas reuniões forçadas nunca terminam bem. Ao contrário.
A única graça que ainda vejo está nos presentes. Fazer compras. Consumir. Só isso.
Válium. Lexotan. Lorazepan. Blém-blém-blém !


Fotos - Jôka P.

25 comentários:

K. disse...

=D
Eu adoro fazer compras e não vejo o menor cabimento na comemoraçã do Natal...

Posso pegar um Lexotan emprestado? rsn

Unknown disse...

Também detesto natal. Mas não gosto muito de dar presentes. Adoro receber. O engraçado é que compro presentes pros outros e fico morrendo de vontade de ficar com eles pra mim.

Cadinho RoCo disse...

Este lado sagrado do Natal parece sim totalmente afogado pelas mobilizações próprias do final do ano. As datas se confundem e as pessoas também.
Cadinho RoCo

Tati disse...

aquela alegria toda do natal me dá uma tristeeeeeeeeeeeeza. eu nao gosto de nenhuma data festiva, com exceção do meu aniversário. bjsss.

Anônimo disse...

Ah, eu gosto sim, principalmente que minha casa fica cheia de crianças, adoro![tanto quanto fazer compras]rss

lindo dia JÔka com carinho em Gigi

Hanny Meire disse...

Ai, Jôka, não sei quem disse essa tolice de que carioca não curte Shopping ! Eu amodoro !

E dias nublados ? Nossa, eu amo também ! Uma chuvinha, ventinho, o céu escuro e fechado...tudo de bom !

Natal também não é muito comigo... eu acho que a gente precisa celebrar o nascimento de Jesus mas acho um saco essa onda consumista de dar presente !

A minha família também é pequena e eu ficava chateada por isso pois sempre achei maneiro ver aquelas famílias enormes em torno de uma mesa (tipo comercial de panetone, saca ?) Pois é, mas achava isso até eu passar o Natal com uma família assim, grande, de amigos da minha família...

Cara, era um tal de um falar mal do outro, um querendo se exibir mais do que o outro... nossa, depois disso desencanei totalmente, rs, até por que eu compreendi que o real significado dessa data é completamente diferente daquilo que pregam !

Bom, esse ano confesso estou bem desanimada... por mim nem arrumaria nada de Natal, e logo eu, que adoro enfeitar a casa; mas vou fazer uma forcinha para isso !

Saudade dos shoppings do Rio... ah, isso sim é shopping !

Um beijão!

* Esqueci de dizer : eu ADORO as comilanças ! RS !

bueno disse...

Voce nao gosta do menino jesus? Da manjedoura com os reis magos? HEREGE!
:-)
Eu também adoro os presentes, muito embora nao receba mais nada

Anônimo disse...

Adoro Natal, presentes, compras. Minha casa está linda, a árvore de Natal reina no meio da sala.Belíssima!Festões, presépio, guirlandas...ehehe, acho até que exagerei, e ainda já comprei todos os presentes, reelmbrulhei um por um, os pacotes estão lindos embaixo da árvore. Quanto a comilança...só faço comidas frias, saladas, de bacalhau, de frango defumado, peito de peru com rodelas de tomates caquis, coquetel de camarão (tosco, talvez, mas fica lindo em forma de cascata), cuzcuz...frios...tortas...muito gelo, águas saborosas em jarras imensas, com gelo, hortelã, morangos....fica lindo...E ainda, assistimos a missa em agradecimento a nossa linda família...ehehhehe.Acho que pareceu comercial de margarina...risos
Mas, Feliz Natal.
Beijo
A. A.

Olga de Mello disse...

Adoro o espírito natalino impingido por Hollywood, aquela falsa confraternização familiar chatérrima que vai perdendo a graça à medida em que envelhecemos e a parentada morre. Mas o lado iconográfico, a casa toda decorada com enfeites cafonas, a magia de Papai Noel pras crianças, anjinhos, reis magos, presépio, essa papagaiada toda eu amo!!!! Natal é o carnaval da casa, quando tudo é fantasiado à espera de dias de festa!

Anônimo disse...

Amo o Natal, os enfeites cintilantes, as luzes coloridas e a ceia, principalmente a farofa e o perú.
Perú é mara!

Kenia Mello disse...

A mesma coisa, Jôka. Queria acordar já no dia 2 de janeiro e sem ressaca. ;)

As Tertulías disse...

??????? logo voce, minha salvacao, que disse aqui que nao gosta de ter "coisas"? entao compra loucamente nesta época??? nao entendo... fiquei confuso... ou voce teve um momento de contradicao? Natal? Só na Europa mesmo... neve, um bom e leve jantar, lareiras, vinhos, alguns "agrados" (no lugar de presentes gloriosos), nada de farofa (my god... how tasteless... Chester e cia.?) e música forró ou festa (Natal no Rio é festa mesmo como Ano-Novo, forró ou aniversário), neve, silencio e paz, paz, paz... sao noites nas quais parece que o mundo parou...
Nada de "Boas FESTAS" (tchammmmm!) por que acho que o sentido da palavra FESTA é mal interpretado...

Ciça Donner disse...

hahha tá bom entao... vem aqui que te aplico um coquetel desses na veia

Mari disse...

Amo shopping, dias nublados!!
As compras me cansam.
Gosto, mas me cansam.
Natal? Comidinha light. A família ítalo-brasileira já brigou tanto em datas assim que perdeu a graça. Hoje, a gente brinca de família zen! É Mara!!
bjos querido!!

Anônimo disse...

Tb não vou com a cara da data, sinceramente, nem compro presentes. Agora que não moro mais com a mommie dearest, já disse que não vou comparecer! haha...

cassio disse...

Concordo em gênero, número e grau!
Bjs, Cassio.

Unknown disse...

Texto brilhante.
Mas é só o aniversário de alguém especial.
Eles é q fazem a farofada.
Mas me identifico de certa maneira com esse sentimento seu.

Só essa coisa de comprar desenfreadamente q não me afino.

bjs lindo!

Angela Ursa disse...

Jôka, eu gosto do Natal. Só não gosto do tumulto que fica no comércio nessa época do ano. Eu curto os enfeitos natalinos, presentes, presépio, árvore de Natal, as músicas, peru com farofa, rabanada, e a famosa risada do Papai Noel: Ro, Ro, Ro! Beijos da Ursa :))

Paçoca disse...

Jôka,
pior que isso só natal com dias nublados. Brincadeirinha!!!
Eu adoro o Natal como adoro os outros dias do ano. Não gosto das comidas e então eu produzo a minha ceia sem perú ou qualquer frango turbinado. Gosto de fazer os enfeites e os presentes (se possível. Meu lema: É se você não teve a oportunidade de ter um natal feliz, produza um!!! beijo da Paçoca

Anônimo disse...

Rssss,só vc mesmo,JÔKA. Confesso que,durante muuitos anos,eu não gostava da data. Sentia-me triste. Lembrava-me do meu avô.
Hoje gosto muito de estar com minha familia ( ainda que pequena ),de passarmos algumas horas juntos.
Veja bem: eu disse FAMILIA . Só pais,avó e irmãos. Nada de tios e primos.

Abração!!

Unknown disse...

Eu adoro é comprar! Seja em shopping, loja de rua, feirinha ou bazar...
E, sobre o natal, somos 2!! também não suporto!!! a única diferença é que eu sou de uma fam;ilia grande, e sei BEM o que quer dizer "isso não acaba bem", pa nunca acaba mesmo!
bjs Jôka!

EDUARDO OLIVEIRA FREIRE disse...

Adoro receber presentes.

Laurinha disse...

Eu tambem ADORO Shopping Center. Pra comprar presente pra mim, claro

Mônica disse...

eu não gosto de shopping, eu não gosto de Natal, eu não gosto de ceia natalina ( só salvo as rabanadas), mas eu gosto de vc!

Anônimo disse...

Jôka,
engraçado que trabalho no Rio Sul.Jôka,vi você e seu pai na Renner, só que não dava para falar contigo pois estava trabalhando.
Um abraço.