23 dezembro 2008

É exatamente assim que me sinto no Natal: um menino sentado no colo de um velho vestido de Papai Noel, com um sorriso congelado, fingindo alegria radiante, mas que na verdade está deprimido, assustado e perplexo.

Naquela mesma manhã, pouco antes de tirar essa foto na Sears, a babá Anita havia nos revelado um terrível segredo: eu fui encontrado, ainda bebê, dentro de um caixote tosco de papelão, abandonado faminto e chorando diante da porta da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. Uma bondosa senhora que passava, me recolheu, cobriu o meu corpinho trêmulo com mantas quentes de crochê e me levou para sua casa. Para a minha sorte, essa belíssima senhora me adotou e me criou como um verdadeiro filho.
Em pouco tempo ganhei uma linda irmãzinha (achada na porta de um pet-shop) e nós fomos batizados como Jôka e Môka.
Aí surgia a lenda, que rápidamente se tornou um mito na história carioca.
E embora toda a nossa infância fosse cercada de rumores (sussurrados por empregadas domésticas maledicentes) até aquela manhã de Natal em que a babá Anita nos contou tudo, nós nunca soubemos dessa dolorosa verdade.

Por isso nessa fotografia natalina eu tinha o semblante tão tristonho, macambambúzio, melancólico, abatido, sorumbático, taciturno, sombrio, lúgubre e enfadonho.



Ho! Ho! Ho!


Photobucket

29 comentários:

Angela Ursa disse...

Jôka, você não gostou mesmo desse Papai Noel da Sears. Beijos natalinos da Ursa

Paçoca disse...

Jôka,
Nem sei o que dizer. Sempre olhando pelo lado bom, pelo menos vocês tiveram a sorte de terem sido adotados pela bela mulher, de morarem em copacabana e de terem um humor único. E... Não se esqueça: O Natal é um lindo dia la´la´la´la´la´!!!

bueno disse...

É amigo, a verdade dói... meus irmaos também me contaram que fui achado numa lata de lixo... eta realidade dura! beijos e que bom que voce está de volta.

Anônimo disse...

Nem falo nada,rsss

QUE CADA HOMEM DESCUBRA NO SEU SEMELHANTE UM COMPANHEIRO.
EM CADA COMPANHEIRO UM AMIGO.
EM CADA AMIGO UM IRMÃO.

FELIZ NATAL !!!

Abração,JÔKA!!

Anônimo disse...

Só vc mesmo Jôka!!!! rssss
Mas então vc e a Môka tiveram muuita sorte, foram adotados por uma mulher MARA e que mora em COPACABANA ... Se não fosse por ela então a gente nem estaria lendo esse blog .... kkkkkkk
Feliz Natal, Jôka ... para vc, a Môka, a Gigi, a Cindy ...toda sua família linda!!!!
Bjos

Anônimo disse...

Hahahaha! E ainda tem gente que acredita nessa história!!! Que pessoas tolinhas!!!!!
Elas devem acreditar em Papai Noel né???heheheheehe

Anônimo disse...

Hahahaha! E ainda tem gente que acredita nessa história!!! Que pessoas tolinhas!!!!!
Elas devem acreditar em Papai Noel né???heheheheehe

Anônimo disse...

Você tem uma multidão de fãs e muita sorte em possuir esse humor tão inteligente e irônico, Joka. Feliz Natal para você!

Sweet! disse...

O velho Jôka!
Não se preocupe eu tb fui adotada ingualzinho. Pior, foi meu pai q me contou. Há ainda a velha versão de q na verdade a gente é um filho ilegítimo de um dos nossos pais q o outro cônjuge ñ pode saber.
Falando sério, aqui no NE isto é muito comum. Sério! Eu conheço uns 2 casos. Aquele filho adotado q é a cara do pai "adotivo", hohoho...
Antes q sisqueça, feliz natal prá vc tb!

Mônica disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...numa pet shop foi sacanagem com a minha xará!!!!

amore, que tua noite de Natal seja tão fantástica quanto vc é como amigo! mande um beijo especialíssimo para Gigi e pra minha xará...

entre uma rabanada e outra, me liga! estarei de porre de vinho Sangue de Boi, mas juro que atendo o celular pra mugir no teu ouvido!

beijos

Anônimo disse...

___________________Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações.Luz
_____________Respeito.harmonia
____________Saúde...solidariedade
___________Felicidade ....Humildade
__________Confraternização ...Pureza
_________Amizade..Sabedoria..Perdão
________Igualdade.Liberdade.Boa.sorte
_______Sinceridade.Estima..Fraternidade
______Equilíbrio..Dignidade...Benevolência
_____Fé.Bondade..Paciência..Gratidão..Força
___Tenacidade..Prosperidade..Reconhecimento
_____________FELIZ NATAL, JÔKA P!_____________


Abçs, Danilo

Tati disse...

Feliz Natal Jôka. a Lotinha manda um mega beijo pra Cindy. que história triste que vc contou, é verdade?

Anônimo disse...

Jôka, o problema foi a insistência para que você jogasse bola. Os anos passaram, as bolas ficaram maiores e Jôka cada vez mais sério!? hehehehehe ainda bem que você mandou explodir as bolasj e matar todas as babás!! Feliz natal JôKaPeTa!!! Beijus

Laura_Diz disse...

Querido, que tenhamos um ano mais leve, mais feliz, sem doenças, sem grandes dores, com muitas alegrias e surpresas de arrasar quarteirão.
Bjs Laura
PS: sobre a Fazenda eu respondi lá, assim os outros tb lÊem.

Anônimo disse...

Seus posts sempre são reveladores. Feliz natal!!!

Lila disse...

Jôka, vc. quase me faz chorar, quase...rs...
que você e sua família tenham um ótimo Natal, cheio de peru e farofa de miúdos....hahahha...
beijos

Unknown disse...

Que história mais triste e comovente. E no entanto eu não consigo parar de rir.

Anônimo disse...

rsrsrs...feliz natal, queridão!

Laurinha disse...

Joka, so voce, Joka!
Voce nao foi encontrado em caixa de papelao nao. Voce esta a cara da Gigi nessa ultima foto.

Beijos, e feliz natal pra voce e sua familia linda!

Anônimo disse...

Esse Papai Noel era o bandido da luz vermelha, não era?Lembro dessa história...
Feliz natal para ti, com seu humro fino ,carioca e elegante.

Anônimo disse...

RÁ! Natal é um troço traumático. Vê-se pela carinha da menininha ao seu lado!

Anônimo disse...

hahahaha... até chorei Jôka!!!

Hanny Meire disse...

Ah, olha o lado bom !

Já pensou se tu tivesse sido achado embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira ? E se tivesse que morar num apt de conjunto na Baixada ? HAHHAHAA, que horror !

Jôka, não gosto de Natal, fora o fato de ser o nascimento de Jesus
( e como eu acredito nele, acho a data linda por isso);

Infelizmente, a mídia nos faz acreditar que Natal só é Natal quando se é rico, com uma ceia muito farta, uma árvore de natal entupida de presentes, quando se tem avó, avô, tias e tios, primos e primas, madrinha e padrinho, irmão e irmã, pai e mãe, gato, cachorro, ramster, peixe dourado, tartaruga, periquito e papagaio ! Mas sabemos que são raras as famílias que são compostas desses elementos,que sejam amigas, unidas e que realmente tenham uma noite de Natal onde haja amor e vontade de confraternizar.

Dai, todo mundo acha que seu Natal é medíocre e acaba não dando valor ao que realmente temos que dar: à nossa saúde, família (por menor que seja) e por tudo mais que temos !

Um bom Natal pra ti, Jôka, que sua família seja unida, saudável e muito feliz, não só no Natal mas durante o todo sempre !

Beijos !

Hélder Franco disse...

Votos de um Feliz Natal com tudo de bom para você a partir de Portugal Jôka.

Marcelo Holecram disse...

Feliz Natal !!

Alberto Pereira Jr. disse...

q maldade dessa babá.. meu irmão que me assustava com uma história parecida, quando eu era menor

Sonho Meu disse...

Crescí com todos os irmaos e amiguinhos enchendo meu saco, falando a mesma coisa. Precisei crescer e saber que era só inferninho e que sou filha biologica dos meus pais... e nem por isso fiquei traumatizada...a brincadeira de mal gosto serviu pra me deixar mais forte. hehehehe
bjs,

Kenia Mello disse...

Jôka, quem não conhece a sua verve, que te compre! :)
Feliz Natal.
Beijos.

Anônimo disse...

Alguém deu uma surra nessa babá?

Feliz Natal atrasado !!!