29 novembro 2009

Disney in Copacabana

Acordei no Domingo com um tum-tum-tum musical muito alegrinho vindo da rua.

Abri a cortina e vi meio incrédulo a seguinte cena: um castelo da Bela Adormecida, todo trabalhado em isopor, se aproximava da minha janela, enquanto uma multidão de gente suarenta (com criancinhas apavoradas nos ombros) saltava do Metrô, e corria na direção da praia.

Olha só a situação.

Não sei que força sinstra me levou a descer até a beira da Praia de Copacabana, pra participar daquela inesperada cerimônia kitch.
Acho que foi uma certa curiosidade mórbida, um masoquismo sórdido. Ou auto punição, sei lá.

Respirei fundo e consegui atravessar aquela massa humana - e com alguma dificuldade, fotografei casais de príncipes e princesinhas vestidos de cetim, que suavam abundantemente enquanto acenavam, se equilibrando sobre alegorias mambembes, de um gosto lamentável.
Bem feito pra mim, pensei. Bebi cervejas demais ontem - preciso me redimir dessa culpa etílica.

Olha só isso ! Você não imagina o que era "ao vivo"!
Até eu, que quase sempre tenho um olhar bem humorado sobre as coisas e geralmente até gosto de uma cafonice, tive crise de pânico, náusea, surto de depressão e taquicardia.

De todos os personagens infantis, o que sempre me deixou mais perplexo foi o Mickey. Nunca entendi bem o perfil psicológico e nem a razão da existência dessa abominável ratazana de cartolinha. Tenho muito medo.

Bom, fiz as fotos e coloquei aqui no blog. Vocês achem o que quiserem. Na boa, eu não me meto mais.

Afinal, não vivo dizendo que em Copacabana tem de um tudo, que aqui tudo é possível? Então.



Fotos - Jôka P.

21 comentários:

Laura_Diz disse...

kakaka
ótima crônica, como sempre.
Copacabana é bacana porque tem de tudo.:)
que cafonice!
bjão, Laura

Unknown disse...

E ainda tem gente que não acredita na existência do inferno.

paulo disse...

ola, eu faço teatro e num dos textos que estamos trabalhando agora trata da sexualidade e lá aborda uma posição sexual que desconhecemos e, eu estive olhando no teu blog, procurando uma explicação sobre o que seria a posição sexual CARRO ALEGÓRICO, e nao consegui encontrar nenhuma definiçao, se vc souber, será possivel vc me explicar via email????
desde já obrigado
Paulo

Sonho Meu disse...

Mas nao entendí ! qual o objetivo desses personagens desfilarem no calorzao de Copa? Comemorando o que?
bjs

Jôka P. disse...

Helena/Sonhar é Preciso,
sinceramente não faço a mínima idéia de qual foi a razão dessa Disney Parade aqui na Avenida Atlântica... mas posso garantir que há muito tempo já desisti de tentar encontrar alguma coerência nas coisas que acontecem aqui em Copacabana.

bjs!

Chris disse...

Joka, a Julia iria adorar. :-)))
Mas que estranho, vc nao descobriu que evento era este?

Anônimo disse...

Nossa, que ridículo!!!! Ridículo VC que n respeita as pessoas e nem suas fatasias. Esse desfile provavelmente inspira muita gente (estou falando de gente, tá?)a sonhar e acreditar que seus sonhos podem se tornar reais. Certamente com o nível hetílico muito alto que vc estava, como relatou, n teve a capacidade de ouvir as musicas q tocavam. É uma pena que vc n tenha essa magia dentro de vc. Provavelmente n sonha, só tem pesadelos depois de muitos porres na Copacabana que vc habita e recrimina. Seria mais fácil se vc n tivesse descido. Ou n suportou a curisodade da possibilidade de ver corpos malhados masculinos ao longo da tua Avenida assim como a primeira foto do teu blog? Não encontrou, né? Disney é para crianças e adultos que preservam felizmente uma memória do ser criança. Não é pra vc que acredito não conseguir se emocionar com os olhares entusiasmados e curiosos dos pequenos ao verem toda essa magia. É um show lindo e encantador e artisticamente sensível. Fiquei muito curioso pra saber o ser humano que vc é. Falta um pouco de respeito e amor no teu coração. Observe as crianças e aprenda com elas.
Que dó de vc que assistiu todo o desfile sem gostar. rs. C certeza dentro da tua casa tinha outras coisas melhores pra vc fazer.
As pesoas que trabalharam nessa parada estavam felizes, vc conseguiu observar isso? Se o meu olhar cruzou com q teu, certamente eu te dei um sorriso lindo no início do teu dia turbulento e vc retribui dessa forma.
Que triste... pra vc! Eu recebi muitos beijos, acenos e energia boa e pura que me deixou elétrico até agora. Talvez vc precise disso, mas busque a tua forma e respeite as dos outros.
Um beijo grande pra vc.

Marcio

Jôka P. disse...

Oi Marcio,
vc participou da parada?
Então, se é artista já deve estar preparado pra críticas - que podem ou não ser favoráveis. Não encare a minha opinião como um esculacho. É só mais uma entre tantas outras. Não tenho a menor intenção de ofender ninguém, viu!
Respeito todas as manifestações artísticas, a liberdade de expressão (inclusive a minha) e reconheço o esforço que vocês fizeram pra apresentar esse show, ao ar livre, por toda a longa extensão da praia e sob um calor quase que insuportável.
Obrigado por sua visita e por essa mensagem tão sincera. Não me leve a mal, tá.
Muito sucesso, saúde e tudo de bom pra vc.

Jôka

Angela Ursa disse...

Jôka, realmente parada Disney em Copa é algo surpreendente!! Mas como você disse, tudo pode acontecer por aí :)) Beijos cariocas da amiga Ursa!

Danilo disse...

Woo-Húúú! Eu fui, Jôka, as você não tirou nenhuma foto de mim!

DO disse...

Pois eu admito que adoro Disney e seus personagens maravilhosos. Considere-se um privilegiado,JÔKA,em ter tido a tal parada na porta da sua casa. Só fiquei curioso sobre o motivo da parada.

Boa semana!

Scorpys disse...

Bom,como em copa acontece de tudo não é de se estranhar,agora com tanta coisa boa no nosso Brasil,pq temos que trazer esta "Disney' pra ca,claro que quando era criança ja gostei de alguns personagens deles,mas agora percebo que não era tudo isso.Mas gosto é gosto ne..rsrs.Tenha uma semana deliciosa,
beijussssss

As Tertulías disse...

Copacabaneylandia? Hi hi...

EDUARDO OLIVEIRA FREIRE disse...

Eu achei surrealista!! Eu nunca fui à Disney!

mamãe oshiro disse...

Gente, pera aí: vocês estão esquecendo que existem CRIANÇAS????? Eu, hein????? Minha filha, bem como TODOS os amiguinhos da escola, e outras crianças das mais variadas idades (incluindo aquelas grandonas, chamadas adultas, que mantiveram suas crianças) e bebezinhos nos colos, nos carrinhos, AMARAM, sabiam???

MARCOS DHOTTA disse...

Ah! Deve ter sido tudo muito lindo!
Mas eu gostaria de saber o motivo desse evento grandioso... Coisas de Copa!!!

Laurinha disse...

HAHAHA! Sabe que eu acho que Paulzinho nao ia estar nem ai pra isso? E eu so consigo aturar essas coisas, se for por ele. Se ele nao gostar, entao a gente cai fora rapidinho.

Leticia disse...

Jôka, Posso roubar sua Endora, no post aí embaixo? Posso, posso??

Eu gosto de suas fotos coloridonas! Nem parece que a Disney Parade se passava nesse calor de drama mexicano.

E que bom que você voltou! Meu twitter - você sabe - é só pra acompanhar algumas pessoas, mas por vezes aquilo lá enche só de olhar.

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta respeitosa Jôka! Hj estamos indo pra Vitória apresentá-la por lá.
abraço

Marcio

Jôka P. disse...

Oi, Marcio!
Boa viagem e façam um espetáculo bem incrível em Vitória! Merda! Arrasem!
abraço
Jôka

Anônimo disse...

Muitas pessoas pensam que os personagens da Disney estão pela primeira vez no Brasil desfilando em Copacabana...mero engano...Nos meados de 1973 els vieram aqui no Brasil com o show "Disney On Parade", que eu saiba eles se apresentaram no Ginásio de Brasília e no Maracanãzinho no Rio de Janeiro, que tiver mais de 40 anos sabe disso.