18 julho 2005

Cinema ROXY - O Destino de Poseidon


Com a estréia do filme "Bloqueio", estrelado por Henry Fonda, no dia 3 de setembro de 1938, inaugurava o Cinema ROXY, que hoje é uma das duas últimas salas de exibição de filmes de Copacabana.

Um maravilhoso cinema, em arquitetura Art-Deco, que fica na Av. Copacabana, esquina com Rua Bolívar. Hoje foi reformado e transformado em três salas menores.

Foi criado originalmente para passar Cinerama ... Ninguém mais sabe o que é isso ?

Era um sistema moderníssimo de projeção sincronizada com três projetores, que formavam uma imagem enorme numa tela gigantesca, de aproximadamente 120 graus.


Foi lá que ainda menino, assisti, com o sistema Cinerama a grandes filmes “catástrofe”, que eram a super moda da década de 70 :

Krakatoa, o Inferno de Java - Vulcão numa ilha do Pacífico, devastava tribos inteiras de nativos ingênuos e expedições de colonos ambiciosos, soterrados por lava fumegante .

Inferno na Torre - Edifício high-tech, em estilo Jetsons, lotado, era destruído por um incêndio incontrolável, no dia da festança de inauguração .

King Kong - Gorila gigante, surtado e furioso, espalhava pânico, pisoteava e aniquilava parte da população novaiorquina.

Terremoto - Abalo sísmico, como uma maldição de proporções bíblicas arrasava Los Angeles, e matava até Ava Gardner !

O Destino de Poseidon - o melhor de todos - Transatlântico luxuoso, chamado Poseidon, repleto de socialaites e poderosos, naufragava em alto-mar na noite de Natal, dizimando praticamente todo o elenco. A excelente Shelley Winters, já gordíssima, acabava afogada nas profundezas do oceano... E a linda lourinha da época, Stella Stevens, morria queimada, semi-nua, caindo em uma bola laranja de labaredas demoníacas.

Bons tempos em que o auge do terror era isso.

Babau !



O Destino de Poseidon - Cartaz original

11 comentários:

Wilton Chaves disse...

Boa Tarde!
Meu Caro amigo, sou seu vizinho, mas para ver melhor o seu excelente blog sobre o nosso bairro, tenho que fazer o maior contorcionismo. Com Firefox, nem adianta, experimento o Ópera, també nada.Gostei do que foi postado, mas só usando o IE.De qualquer forma, valeu as tentativas. Um abraço

Anônimo disse...

Jôka, eu também lembro do Cinerama do Roxy! Aliás, assisti um monte de filmes nesse cinema.
Muito depois, dividiram o cinema em Roxy 1 e Roxy 2, não foi?
Eu preferia o Roxy Antigo. Aliás, acabaram também com o Art Palacio, que era um ótimo cinema. E o Metro Copacabana também :)) Beijos!

Jôka P. disse...

Wilton,
aqui, só com o IExplorer!
Muito obrigado por sua visita, suas palavras e todo o seu esforço pra conseguir ver meu blog.

******************************
Angela,
o Art-Palácio é uma sapataria, ou seria a Casa&Video ?
O Metro Copacabana, viro C&A ...
:o(
Pior é quando viram templos da Universal.
Se bem que " Templo é dinheiro", dizem...

Anônimo disse...

Jôka, passei minha infância e adolescência em Ipanema e ia algumas vezes ao cinema em Copa. Assisti a quase todos os filmes- catástrofe que vc citou, mas não tenho certeza se foram no Roxi. "Tubarão" eu me lembro que foi no Pax, na Visconde de Pirajá. :-)

Anônimo disse...

Jôka, boa noite! aqui na minha cidade só tem cinema no shopping, os outros foram comprados pela Igreja Universal! também assisti aos filmes que citou,na época de suas estréias,tomara que conservem esse que vc.mostrou!
Ah! estou tentando seguir suas dicas,viu? e publiquei a receita da sobremesa! rs....abraços

Jôka P. disse...

Anna e Lila, beijos pra vocês !

Anônimo disse...

Bom dia.....

Nossa....assiste tb todos esses...
Aqui o máximo era o Cine Avenida, que se tornou Centro de Convenções..
Mas me deu saudade....
Bjs.....

Jôka P. disse...

Lady Diana,
do jeito que estão acabando todos os cinema do bairro, daqui a pouco só vai sobrar o Cine Roxy, mesmo.
É tombado pelo Patrimônio Histórico, viu ?
UFA !!!

Anônimo disse...

Bom dia Jôka P! rs...fiz a lição de casa direitinho..espero não ficar sem merenda! abraços...

Wilton Chaves disse...

Olá!
Peço desculpas ao amigo, se explanei de modo não muito claro. O que eu pretendo informar ao caro amigo, é que apenas, através do Intenet Explorer, é possivel visualizar o seu interessante blog. Tenho sido usuário do firefox, experimentei o ópera na última versão que circula e não consegui visualizar.O contorcionismo a que me refiro, é que para chegar aqui eu tenho de sair de um navegador e pegar carona em outro. Amigo, nada que comprometa a minha agradável visita ao passar por aqui. Um grande abraço.Li algum comentário de alguém que fazia queixa semelhante ao visitar o seu blog e você solicitou mais detalhes.

Jôka P. disse...

Olá, Lila-Liloca !
Que bom que fez o dever de casa direitinho...
Vou lá já-já conferir.
Bjs.

########################

Amigo Wilton,
obrigado pela sua atenção.
Fico feliz em saber que pode vir aqui, e ver.
Um abraço do outro carioca da gema,
JÔKA P.